Categories: Acre

Noventa mil pessoas são esperadas nas visitas aos cemitérios de Rio Branco

Published by
Roberto Vaz


Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Um grande número de visitantes já movimenta os cemitérios públicos de Rio Branco nesta quarta-feira (31). A expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem somente no Cemitério São João Batista, um mais antigo da cidade. Noventa mil são esperados nas visitas a todos os cemitérios da capital. Depois do Cemitério São João Batista, o Jardim da Saudade deverá receber o maior número de visitantes.  Equipes da Sensur acertam os últimos detalhes de limpeza, a maior movimentação é de trabalhadores de serviços gerais que aproveitam a data para ganhar um dinheiro extra.


É o caso do pintor Evandro Souza, ele disse que este ano, embora as contratações para serviços de abertura de letreiros e pintura de túmulos tenha baixado 30%, ainda sim, o período garante uma boa renda para o feriado prolongado.


“Todo ano já é um serviço certo, temos até clientes que repetem a contratação, é só vir para o Cemitério”, brincou o servente.


Outra que fatura bem nesta época do ano é a dona de casa Valdirene Nascimento. Ela faz serviços de limpeza de túmulos e estava com a mão na massa quando a reportagem chegou. Aos 32 anos, Valdirene conta que espera ansiosa todos os anos para chegar o Dia dos Finados. “Faturo bem, dá pra comprar alimentos por duas semanas”, comentou.


Analfabeta, desde que chegou do seringal que Valdirene não consegue emprego. Ela também não recebe nenhum benefício do governo federal. Dona Carlinda Brito, conta que de dois em dois meses contrata os serviços da dona de casa para limpar o túmulo de seu esposo, falecido há 13 anos.


Até o início da tarde, o município não divulgou nenhuma portaria estabelecendo a organização do Dia dos Finados. As equipes limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fazem a manutenção e pequenos reparos da parte interna dos cemitérios. Na parte externa hoje pela manhã, apenas pintura da parada de ônibus da Rua Rio de Janeiro era providenciada.


No Cemitério São João Batista existem 9.882 lotes, cerca de 10 mil sepulturas. Nonato Santos, um dos fiscais de plantão nesta manhã, conta que nos últimos oito anos, tem reduzido o número de pessoas que visitam seus entes queridos no feriado prolongado. Ele ver todos os anos, o comércio de flores, serviços e de velas, se misturar ao dia em que acredita ser de reflexão.


“Essa rotina acontece todos os anos. Acho que essa data é de reflexão”, comentou o fiscal.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Cesar Menotti doa suas roupas para as vítimas no RS: ‘Isso é muito triste’

O cantor César Menotti usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 10, para compartilhar um vídeo…

10/05/2024

Atletas desistem do sonho olímpico para ajudarem vítimas das chuvas

A menos de 80 dias dos Jogos de Paris, atletas gaúchos que se preparavam para…

10/05/2024

Criminosos em motocicleta atiram e ferem homem no 2° Distrito da capital

Vildomar Aguiar de Alencar, 32 anos, foi ferido por um tiro em via pública na…

10/05/2024

Ministério do Esporte solicita que CBF pare o Campeonato Brasileiro

O Ministério do Esporte fez um pedido formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para…

10/05/2024

Comediante do Acre realiza show solo no Theatro Hélio Melo

O humorista acreano, Geovany Calegario é conhecido profissionalmente desde 2011, devido aos seus shows de…

10/05/2024

Discussão termina com um esfaqueado e tentativa de atropelamento na capital

Márcio Ferreira Almeida, de 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser…

10/05/2024