Aparecendo entre os prefeitos mais processados do Acre, Francisco Deda (PP), de Rodrigues Alves, que concorreu nas eleições municipais deste ano, na situação de candidatos sub judice, ganhou, mais não levou.
Deda perdeu o mandato, depois do cumprimento ao acórdão N. 2996/2012, do TRE-AC, que determinou a recontagem dos votos e deu a vitória ao atual prefeito, Francisco Ernilson de Freitas, o Burica (PT).
Ex-prefeito Francisco Deda acumula 10 processos de improbidade administrativa, na Justiça do Acre e possui condenações no Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Acre. O progressista aparece nas listas de ficha suja de TCU e TCE.
O aliado e nomeado pelo governador Sebastião Viana (PT) é o gestor público mais processado por improbidade administrativa no Estado do Acre. Francisco Deda (PP) estaria isolado na liderança.
Em um único processo, em que foi condenado, Deda é acusado de cinco crimes. Entre os supostos delitos, estelionato, falsificação de documentos, direcionamento de licitações e desvio verba pública.
O ex-prefeito foi condenado a 13 anos de prisão por supostos desvios de verbas para compra de merenda escolar e licitações públicas no município de Rodrigues Alves. O político concorreu com liminar concedida pela juíza da 4ª Zona Eleitoral, com sede em Cruzeiro do Sul, Andréa Brito.
A assessoria de Francisco Deda informou que o ex-prefeito, já teria entrado com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar reverter à decisão proferida pela Corte Eleitoral do Acre.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]