Menu

Vitória em Manaus é aposta do PSDB contra Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PSDB aposta hoje que Manaus, onde o ex-senador tucano Arthur Virgílio é líder nas pesquisas, será a principal vitória do partido contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma nesta eleição.

Pesquisa Ibope divulgada anteontem mostrava Virgílio com 68% dos votos válidos, contra 32% de Vanessa Grazziotin (PC do B).

Anúncio

Virgílio foi um dos principais líderes da oposição contra o governo Lula durante seu mandato de senador (2003-2010), tornando-se desafeto do ex-presidente. Em 2010, não conseguiu se reeleger ao Senado, perdendo justamente para Grazziotin.

Para impedi-lo de voltar a ter destaque no cenário nacional, Lula e Dilma participaram pessoalmente da campanha da candidata do PC do B. Lula chegou a dizer que, independentemente de qual fosse o candidato apoiado pelo PT, viria a Manaus para derrotar seu desafeto.

Como prefeito, Virgílio ganhará mais voz no PSDB.

Além de Manaus, os tucanos aparecem à frente em Belém e Teresina. No primeiro turno, venceram em Maceió.

Hoje, o PSDB tem apenas um prefeito de capital. Em 2008 elegeu quatro, mas três renunciaram para disputar outros cargos. O único que se manteve foi João Castelo, em São Luís. Ele disputa a reeleição em segundo turno, mas pesquisas apontam derrota.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi a Manaus na semana passada para comício de Virgílio, classificou a eleição na cidade como “a mais importante em disputa”.

“As eleições deste ano mostram a reinserção do PSDB e das oposições no Nordeste e Norte do país. Há um certo cansaço do PT nessas regiões”, afirmou Aécio.

Virgílio e Grazziotin protagonizaram uma campanha acirrada, cujo ponto alto foi uma suposta ovada ou cusparada que ela afirma ter recebido de um cabo eleitoral tucano. Virgílio disse que o episódio foi uma armação da candidata. A Polícia Federal investiga o caso.

Os ataques, porém, partiam com mais frequência da candidata do PC do B. Virgílio adotou um estilo “paz e amor” na campanha.

Virgílio evita alimentar o acirramento com Lula. “Dizer que será uma vitória contra fulano e beltrano seria apequenar a eleição e depreciar essas pessoas, com as quais não quero brigar”, disse.

Grazziotin disse que o resultado não terá relação com uma eventual desaprovação a Lula ou Dilma. “O povo sabe que quem faz uma política a favor dele é esse governo que está aí”, disse.

Da Folha online

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.