Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
Os militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSBD) estão descumprindo a lei eleitoral que proíbe à formação de grupos ou aglomeração uniformizada de cabos eleitorais ou simpatizantes e ocupam vários pontos da cidade.
Segundo a Justiça Eleitoral, os fiscais das coligações só poderão circular nos locais de votação e apuração no máximo com uso do crachá oficial de seu grupo, mas em alguns casos, os fiscais usam até o número do partido no corte de cabelo.
Na Praça da Semsur, na Baixada do Sol, a calçada foi totalmente tomada pelos militantes, em sua maioria do PT, que permanecem no local vestidos de blusas vermelhas e empunhando bandeiras se manifestando favorável ao candidato da Frente Popular.
Os policiais que fazem o policiamento nas eleições assistem ao descumprimento das regras e nada fazem. Vários carros de som estão estacionados em pontos estratégicos, tocando músicas que lembram os partidos que estão na disputa.
Os simpatizantes de PT e PSDB circulam “adesivados” e com as bandeiras de seus candidatos, próximo às seções eleitorais.
De acordo com a Justiça Eleitoral, quem desrespeitar as regras acima responderá por crime de boca de urna ou propaganda política irregular, submetendo-se à pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa que varia de aproximadamente R$ 5 mil até quase R$ 15 mil.