Categories: Acre

Marcus Alexandre, do PT, é o novo prefeito de Rio Branco

Published by
Roberto Vaz

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Em uma disputa acirrada, Marcus Alexandre (PT), da coligação Frente Popular de Rio Branco, venceu o segundo turno das eleições e é o novo prefeito de Rio Branco, com 90.557 votos, 50,77% dos votos válidos.


O petista derrotou o tucano Tião Bocalom (PSDB), que teve 87.818 votos, (49,23%) vencendo na maioria das seções eleitorais. A incerteza de quem seria o prefeito da capital acriana permaneceu durante toda apuração, com a expectativa na abertura de cada urna.


Tião Bocalom iniciou a apuração na frente, chegando a colocar 200 votos de diferença para o petista Marcus Alexandre, que reagiu com os votos dos bairros, onde o Governo do Acre fez fortes investimentos de infraestrutura.


Sai como vencedor e principal articulador do pleito, o governador Sebastião Viana (PT), que chegou a ser criticado pela imposição do nome do diretor-presidente do Deracre, para representar a FPA na disputa eleitoral deste ano.


Os partidos de oposição, que entraram como francos favoritos na campanha eleitoral penaram pela desorganização e desunião no primeiro turno da campanha e não souberam administrar o favoritismo, amargando mais uma derrota.


Com o apoio e o pedido de votos da presidenta Dilma Rousseff (PT), do governador Sebastião Viana (PT), dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz (PT), o estreante e ungido da cúpula petista Marcus Alexandre mantém o poder na capital do Estado, nas mãos do PT.


Esta é a terceira derrota consecutiva de Tião Bocalom, em disputas majoritárias. A militância petista superou o tucano bico duro, que manteve seu nome como candidato dos últimos pleitos, com o apoio da executiva nacional do PSDB.


A Frente Popular assimilou a mensagem deixada pelo eleitor na eleição estadual de 2010, voltando às ruas com a força total de seus militantes e líderes partidários, que gastaram sola de sapato, no convencimento das comunidades que o projeto do PT seria o melhor.


Com os egos inflados, os líderes de oposição, que chegaram a contar vitória em 18 dos 22 municípios, entraram na campanha eleitoral, divididos e pecaram pela falta de organização e entendimento, amargando a derrota por uma diferença mínima.


Prevaleceu à força da máquina pública e a liderança de Sebastião Viana, que sobrepujou os partidos de oposição, que não souberam administrar a vontade de mudança da população da capital, que deu vitória as oposicionistas na eleição anterior.


Ao lado do seu vice, Márcio Batista (PcdoB), Marcus Alexandre tem a missão de administrar a maior cidade do estado. A vitória apertada da FPA mostra que ajustes são necessários no projeto da coligação na administração pública nas cidades do Acre.



 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024