Menu

Promotor diz que é dramática a qualidade da saúde pública em Brasileia e Epitaciolândia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O promotor Teotônio Rodrigues declarou que a saúde pública em Brasileia é dramática. O Ministério Público Estadual exige que o Estado providencie em prazo imediato, reabastecimento do hospital de Brasileia, que atende a população dos dois municípios,  com medicamentos , manutenção em seus equipamentos, além de duas ambulâncias num prazo de 15 dias.


Os veículos exigidos pelo Ministério Público, deverão estar desatreladas da regulação do SAMU. Nos últimos dias, se tornaram comum as reclamações pela falta de veículos para atender outras ocorrências nas cidades de fronteira.

Publicidade

Uma ação civil pública foi ajuizada contra o Estado. Na ação o MP pede o conserto de todos os equipamentos quebrados do hospital e providencie a manutenção permanente de todos os equipamentos.


Além disso, o hospital deverá ser reabastecido com número suficiente de medicamentos, notadamente antibióticos, e materiais destinados à rotina do trabalho.


O governo terá quinze dias para adquirir ambulâncias novas ou em ótimo estado de conservação, equipadas com material para possibilitar provimento de suporte avançado de vida . Médicos especialistas, como pediatra e cardiologista, deverão ser lotados na unidade.


Por fim, o Ministério Público requereu a condenação do Estado do Acre na obrigação de fazer, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), corrigido monetariamente, consistente na construção e no aparelhamento de um Hospital que atenda a contento a população de Brasileia e de Epitaciolândia.


“É dramática situação da qualidade do serviço público de saúde oferecido à população de Brasileia e de Epitaciolândia”, disse o promotor ao afirmar ainda que “ideal seria que os governantes, parlamentares e todos aqueles que enaltecem ou protegem os interesses do Estado fossem obrigados, constitucionalmente, a usufruir do serviço público que colocam à disposição de seus súditos. Se isso acontecesse, certamente em poucos dias o problema da qualidade da educação e da saúde pública no Brasil estaria definitivamente resolvido”.


Com informações do Alto Acre


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido