Menu

Pesquisar
Close this search box.

Neuzari Pinheiro ganha liberdade após seis meses preso em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após seis meses presos no presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, nesta terça-feira (23), o prefeito afastado de Porto Walter Neuzari Pinheiro, seus dois filhos Demerval Sebastião Pinheiro Lima, David Pinheiro Lima e seu irmão Arenilton Correia Pinheiro ganharam o direito à liberdade. Eles estavam presos desde o dia 22 abril acusados de peculato, formação de quadrilha e ocultação de bens de origem Ilícita, além de falsidade ideológica.


Segundo a Polícia Federal Neuzari Pinheiro liderava um esquema que envolvia a transferência ilegal de terrenos da União para empresas pertencentes ao grupo. O prefeito continua afastado do cargo e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Anúncios


Segundo as investigações, 103 terrenos totalizando uma área superior a 34 mil m² haviam sido transferidos para a empresa D. N. CONSTRUÇÕES LTDA, de propriedade do irmão de Neuzari e um de seus filhos. Outros 11 terrenos foram transferidos para o próprio Neuzari, num total de 3.500 m² de área urbana, e 10 terrenos totalizando mais de 4 mil m² para a empresa individual de seu outro filho.


A defesa do prefeito afirma que os terrenos pertencem a sua família há mais de 30 anos e acreditam na inocência plena por tais acusações.


Nuezari foi condenado recentemente pelo Tribunal de Justiça do Acre a mais de 11 anos de prisão em regime inicialmente fechado, mas só vai para a cadeia após o processo transitar em julgado, ou seja, quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos.


A condenação foi por desvio de dinheiro público através de notas fiscais frias para efetuar pagamentos de supostos serviços de transporte de cargas, materiais e pessoas, construção, preservação e limpeza de calçamento e vias públicas etc. com cheques endossados pela própria Prefeitura de Porto Walter.


O alvará de soltura veio do Tribunal Regional Federal da Primeira Região em Brasília (TRF1). A revogação da prisão preventiva de Neuzari foi concedida mediante uma série de condições descritas em um termo de compromisso assinado pelo prefeito. Caso haja descumprimento, o prefeito será novamente recolhido.


Da redação com informações de Juruá Online


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido