Menu

Pesquisar
Close this search box.

Into vai realizar novo mutirão de ortopedia no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante todo o dia da última segunda-feira, 22, equipe de ortopedistas e anestesistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) esteve no Hospital das Clínicas (HC) avaliando 42 pacientes que esperam na fila do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para possível colocação de prótese no quadril. Após análise, os pacientes selecionados irão fazer a cirurgia em mais um mutirão de ortopedia que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro.


Os pacientes que necessitam dessa cirurgia possuem artrose no quadril, um desgaste da articulação que provoca muita dor, daí a necessidade da colocação da prótese no lugar da articulação doente. A recuperação é rápida – o paciente sai do hospital em torno de três dias e pode ter uma qualidade de vida boa.

Anúncios


Em novembro, será a quinta vez que o Into vem este ano ao Acre com o Projeto Suporte para fazer os mutirões de ortopedia (já fizeram três de prótese no joelho – o último mês passado – e uma de prótese no quadril). “Não fosse a parceria que o governo tem com o Into, todos esses pacientes teriam que viajar para outro Estado para fazer a cirurgia. Além de ser um conforto para o paciente, é uma economia enorme para o Estado”, esclarece a gerente do TFD, Ediná Monteiro.


“Por causa dessa parceria, as filas para prótese de joelho e de quadril estão praticamente zeradas aqui no Acre e os pacientes não esperam mais do que seis meses. Na sede do Into, no Rio de Janeiro, a espera para esse tipo de cirurgia chega a anos”, diz o anestesista da equipe, José Luis Ramalho.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido