Menu

Pesquisar
Close this search box.

Arthur Virgílio abre ampla vantagem sobre Vanessa no segundo turno, mostra IDP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Manaus – Pesquisa do Instituto Diário de Comunicação (IDP) mostra o candidato Arthur Virgílio Neto (PSDB) com larga vantagem sobre a adversária Vanessa Grazziotin (PCdoB) na disputa pela Prefeitura de Manaus, neste segundo turno das eleições municipais. O levantamento realizado entre os dias 16, 17 e 18 deste mês mostra o tucano com 70% dos votos válidos, contra 30% da comunista.


O IDP ouviu 1.066 eleitores em todas as zonas eleitorais de Manaus. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo AM-00061/2012.

Anúncios


Os votos válidos são as somas de todos os votos, descartados os números de brancos e nulos, e no caso das pesquisas, os indecidos.


Votação por zona


Na amostragem por zona geográfica do município, Arthur tem maior vantagem nas centro-sul e sul. Na primeira, ele aparece com 85% dos votos válidos e Vanessa tem a preferência de 15% dos entrevistados. Na zona sul, Arthur tem 74% da preferência do eleitorados contra 26% de Vanessa.


A candidata do PCdoB tem o melhor desempenho nas zonas leste e centro-oste. Nas duas, ele tem 65% e ela, 35%. Na zona norte, o placar fica em 66% para Arthur e 34% para Vanessa. Na zona oeste, o tucano tem 66% contra 34%.


Firmeza na escolha


O IDP também perguntou se a intenção de voto dos eleitores era definitiva ou se ainda poderia haver mudança de voto para prefeito até o dia da eleição. Considerando apenas os que responderam que votariam em um dos candidatos, 72% dos eleitores de Arthur disseram que a decisão é definitiva. A mesma resposta foi dada por 28% dos que disseram votarem Vanessa.


Outro grupo de 65% dos que disseram que votariam em Arthur disseram ser muito difícil mudar contra 35% que deram a mesma resposta a Vanessa.


Na opção ‘talvez mude’, Arthur tem 44% e Vanessa 56%. Na opção ‘pode mudar’, o placar é 61% para Arthur e 39% para Vanessa. E 50% disseram não saber para ambos os candidatos.


Voto por gênero


A pesquisa do IDP entrevistou 52% de mulheres e 48% de homens, seguindo a divisão por gênero do eleitorado de Manaus.


No resultado do levantamento por sexo, Arthur têm desempenho melhor entre os homens (70%) do que entre as mulheres (60%). Dos que declararam voto a Vanessa, 60% são homens e 40% são mulheres.


Fonte: portal@d24am.com


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido