O ex-secretário de Obras de Acrelândia José Valcir da Silva, acusado de participação na morte do então presidente da Câmara Municipal Fernando José da Costa, o Pinté, morreu na manhã hoje (19), vítima de acidente de trânsito. O acidente aconteceu na BR-364, próximo ao posto de fiscalização da Tucandeira.
O ex-secretário foi apontado como membro do grupo, liderado pelo ex-prefeito Carlos César Nunes, de encomendar a morte de Pinté, em maio de 2010. José Valcir chegou a ser preso, mas teve a prisão preventiva revogada por falta de provas.
A morte de Fernando José da Costa, o “Pinté”, ocorreu no dia 1º de maio de 2010, na cidade de Acrelândia, onde ele era, à época, Presidente da Câmara Municipal. De acordo com denúncia do Ministério Público, o assassinato foi motivado pelo comportamento da vítima que, na condição de vereador, mudou seu posicionamento político e passou a se opor publicamente à gestão do então prefeito Carlos César.
Pelo crime, o ex-prefeito e seu assessor, Jonas Prado foram condenados a 16 anos e três meses de prisão. José Antônio, o Zezão, também envolvido, pegou pena de 15 anos e 8 meses. Maria da Conceição, mãe de Carlinhos, foi absolvida.