Menu

Por cima da carne seca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É como está a campanha do tucano Tião Bocalon (PSDB) quando se trata de finanças neste segundo turno. Ficou deliberado que, todo dia haverá uma carreata. O objetivo é visitar todos os bairros até o fim da campanha. Como carreata implica gastos altos, dinheiro está sobrando.


Carreatas grandes


Cheguei a cruzar com uma dessas carreatas no último fim de semana, com mais de 100 carros.


Não nasce em árvore


Uma das especulações nos meios petistas é que o dinheiro foi conseguido pelo senador Sérgio Petecão (PSD) com o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), companheiro de partido.


Campanha inteligente


Foi uma campanha inteligente a do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB). Quando etapas do “Ruas do Povo” eram entregues pelo governador, sempre estava presente.


Vinculou à imagem


De uma forma ou de outra vinculou a sua imagem a uma parceria na execução das obras.


Menos, menos!


Sem o apoio do governador Tião Viana, talvez, não chegaria onde está. Por isso, senhores marqueteiros do PT, menos, quando rotulam Marcus Alexandre (PT), como um “novo líder”.


Candidato esforçado


O rotulo real é Marcus ser um candidato pragmático, cumpridor de tarefas e esforçado.


É dos carecas….


A vereadora eleita Eliane Sinhazique (PMDB) se diz “encantada” com o Tião Bocalon. Como diz a velha marchinha carnavalesca: é dos carecas/ que elas/gostam mais…..


Tanto fazia


O PSOL comunicou que o partido vai ficar neutro no segundo turno. Como os votos da sigla não conseguem encher uma cuia de tacacá, tanto fazia dar o apoio ao Chico ou ao Chicó.


Curto e grosso


Perguntei ontem a um dirigente do PT se a adesão da deputada  Perpétua Almeida (PCdoB) na campanha à PMRB lhe garantiria a candidatura ao Senado em 2014 pela FPA? Resposta: Não!


Prego batido


E completou o cardeal do PT: o prego está batido na candidatura do senador Anibal Diniz (PT).


 


Sério risco


Sena Madureira corre o sério risco de ter nova eleição para prefeito. O vencedor Mano Rufino (PR) foi cassado, a cassação do terceiro colocado Mazinho Serafim (PMDB), também é certa.


Quadro real


Mazinho não foi de propósito à audiência é será julgado á revelia. Com Rufino e Mazinho cassados, a soma de ambos passaria dos 50% dos votos validos e tem que ter nova eleição.


Para completar


E para completar a Câmara Municipal deve rejeitar a prestação de contas da tucana Toinha Vieira (PSDB), o que a deixaria sem ter como disputar uma hipotética nova eleição.


Disputas sujas


Não conheço um município do interior onde se compre mais votos, descaradamente, se abuse do poder econômico que, em Sena. As últimas eleições têm acabado nos tribunais eleitorais.


Líder real


Não tenho dúvida que o Deda (PP), que venceu a eleição para prefeito de Rodrigues Alves será barrado no TSE. Já foi cassado no TRE-AC. Mas, mostrou ser a maior liderança do município.


Grande fiasco


Já quanto ao prefeito Burica (PT), que em sua gestão o governo asfaltou todas as ruas do município e ele ainda perdeu a eleição, como liderança política foi um grande fiasco.


Ganhar como?


O “Ruas do Povo” não funcionou como bandeira nas prefeituras do PT e nem poderia. Em Porto Acre há dois meses o prefeito Zé Maria (PT) não paga os servidores, ganhar como?.


Versão publicada


O deputado Jamil Asfury (PEN) contestou fonte da coluna que, era o torcedor número um do candidato derrotado a prefeito de Brasiléia, José Alvanir (PT). “Nem o conheço”, garante.


Num aspecto


O programa do Tião Bocalon (PSDB) melhorou num aspecto, deixou de ser agressivo.


Caiu na real


Quem era acostumado a ver o deputado Werles Rocha (PSDB) no início da campanha e o vê  no segundo turno, chega a conclusão: perdeu a euforia que dava a vitória tucana como certa.


Fora do ninho


O jornalista Jairo Carioca, companheiro de primeira viagem do Tião Bocalon (PSDB) desde o início do primeiro turno deixou o ninho tucano e abandonou, definitivamente,  a campanha. Atendeu determinação da direção de ac24horas.


Nem dúvida


Não importa quem será o próximo prefeito de Rio Branco. A vereadora eleita Eliane Sinhazique (PMDB) terá uma posição destacada, com certeza, por dois atributos: a coragem e o preparo.


Mais abalados


Pela campanha organizada que tinham, os candidatos Junior Boca Cheia, Raimundo Noleto e Dr. Raiz foram os que mais se abalaram no PSB com a derrota. Foram traídos na cuia grande.


Precisa manter


O PT perdeu o domínio do interior. Se perder na Capital, o maior colégio eleitoral, será um desastre político. Por isso o empenho pessoal do governador Tião Viana na campanha.


Prato frio


Graças a uma ação jurídica Tião Flores (PP) conseguiu a cassação do mandato do então prefeito de Epitaciolândia, Luizinho Hassem, e assumiu no seu lugar. Anos depois Flores foi derrotado por André Hassem (PSDB), filho do Luizinho, na recente eleição para prefeitura de Epitaciolândia. Vingança é um prato que se come frio. É a chamada roda viva, sempre a girar.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.