Na Baixada do Sol, Marcus Alexandre reafirma
compromisso de criar a Central do Empreendedor
Andréia Oliveira
O candidato a prefeito de Rio Branco pela Frente Popular, Marcus Alexandre, realizou caminhada pela Estrada da Sobral nesta segunda-feira, 15, onde recebeu o afeto de moradores e comerciantes. A todos cumprimentou agradecendo pela expressiva votação no primeiro, sempre reafirmando que sua gestão consolidará os avanços obtidos na gestão do prefeito Angelim e ampliará serviços ao empresariado, com a criação da Central do Empreendedor, que funcionará nos moldes da Organização Central de Serviços Públicos, a OCA, criada pelo ex-governador Binho Marques e consolidada por Tião Viana. A proposta é desburocratizar o atendimento à pessoa jurídica no âmbito da Prefeitura de Rio Branco.
A maioria dos comerciantes recebeu o candidato com grande alegria. “Voto no 13 mil vezes se for preciso”, declarou o comerciante Francisco Eudes de Souza, dono da loja de roupas Cruzeiro Modas. “Lá em casa todo mundo é 13”, disse efusivamente o também lojista Antonio José Gomes, da Calçados e Confecções Yan.
O plano de governo de Marcus Alexandre contém cinco eixos fundamentais para as melhorias no município. Em Rio Branco, o cidadão já tem o seu centro de atendimento integrado e eficiente, a OCA, localizada na Avenida Brasil, no Centro. Em entrevistas anteriores, já no início da campanha do primeiro turno Marcus reiterava a necessidade de os pequenos e médios empresários contarem com uma OCA para desburocratizar os serviços. “Precisamos desenvolver um sistema similar para o empreendedor, pequeno e micro empresários. Criar a Central do Empreendedor é uma forma de cuidar e estimular a economia da nossa cidade. Isso é Novo”.
Professor, Bocalom quer educação que forme
cidadão crítico e formador de opinião
Ailton Oliveira
No dia dos mestres, o professor e candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PSDB), defendeu em seu programa eleitoral uma educação municipal forte e que ofereça um método de ensino que forme cidadão com capacidade de crítica e de formação de opinião.
Essa é a principal diretriz no plano de governo do tucano na área educacional. “Precisamos assumir o compromisso histórico-social para a formação de um cidadão consciente e crítico, que conheça seus direitos e deveres”, afirma o plano de Bocalom.
As prefeituras, segundo a Constituição Federal, são responsáveis pela educação básica, a educação das crianças. O professor tem como meta abrir cinco mil novas vagas nas creches. Na educação regular, Bocalom implantará programas que proporcionem o acompanhamento do desempenho individual de cada aluno.
A Secretaria Municipal de Educação será fortalecida para estipular metas a ser atingidas pelas escolas da cidade para melhorar os desempenhos em avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas que obtiverem as melhores notas serão premiadas com mais investimentos financeiros e de estrutura.
Com Tião Bocalom os professores serão valorizados. A prefeitura do PSDB buscará o aperfeiçoamento constante dos mestres, por meio da oferta de cursos, seminários, workshops e incentivos àqueles que buscarem a qualificação. Por meio da meritocracia, Bocalom premiará financeiramente os professores que alcançarem os melhores resultados.
“Não queremos só números e estatísticas para inglês ver, queremos uma educação de qualidade. Ano passado vimos a Ufac fazendo cinco chamadas para os aprovados no Enem porque todos eram de fora e tinham passado em outras faculdades. Isso reflete a má educação no ensino básico. Infelizmente nossos alunos chegam ao nível médio sem dominar as quatro operações ou interpretar um texto”, declara o professor.