Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um dia após a eleição, candidato que derrotou o PT em Rodrigues Alves, Francisco Deda (PP), considerado ficha-suja é nomeado no estado por Sebastião Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


Mesmo após ter sido eleito mais uma vez prefeito de Rodrigues Alves, vencendo o atual prefeito Burica (PT), com o agravante de figurar entre os fichas-sujas do TCU, Francisco Wagner Santana de Amorim, o Deda, do PP, foi renomeado pelo governador Sebastião Viana, como Coordenador de Projetos e Processos II, na Secretaria de Estado de Articulação Institucional – SAI.

Anúncios


A nomeação de Deda, consta no Diário Oficial do Estado edição da última quarta-feira, 10, com data retroativa a 08 de outubro, um dia após as eleições do dia 07.


O prefeito eleito reassume o cargo que ocupou até o mês de junho último, quando pediu afastamento para concorrer à prefeitura de seu município.



Leia também:
>>> Ex-prefeito Francisco Deda acumula 10 processos de improbidade administrativa
>>> Juíza acata denúncia de que Deda desviou leite das criancinhas e o condena a pena de 13 anos de prisão


CONHEÇA A FICHA DE DEDA – No mês de abril deste ano a juíza da Comarca de Mâncio Lima, Adamárcia Machado, condenou o ex-prefeito a 13 anos de prisão em regime semiaberto, pela acusação de vários crimes no período em que exerceu a função de prefeito de Rodrigues Alves, por dois mandatos, entre os anos de 2001 e 2008.


Deda teria desviado 50 caixas de leite em pó da merenda escolar para pagar uma dívida particular com o empresário Durval Martins Filho.


O ex-prefeito também é responsabilizado por irregularidades em licitações, além de apropriação indébita de recursos de diversos programas na área da educação, de onde teria desviado R$ 14 mil de um convênio com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O dinheiro seria para aquisição de material didático, escolar, de manutenção e material de limpeza de escolas do município.


Na lista de acusações contra Deda constam ainda: falsificação de documentos para ocultar desvio de dinheiro público e dispensa irregular de licitação para construção de conjunto habitacional e aquisição de terras.


Deda também foi condenado pelo TCU  a devolver mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos, por mais irregularidades durante sua administração. É ficha suja. Teve sua candidatura impugnada no TRE Acre, mas recorreu junto ao TSE, concorreu nas eleições municipais e derrotou o colega de partido de Sebastião Viana, atual prefeito Burica, com uma diferença de 190 votos. Deda obteve 2.719 votos e o prefeito do PT, 2.529.


Na relação Deda/Sebastião Viana é difícil saber quem engana quem. Os dois são tarimbados em política. Deda é filiado ao PP, partido comandado pelo deputado Gladson Cameli, que na capital compõe chapa majoritária através do candidato a vice de Tião Bocalom, Alysson Bestene. É bem verdade que Deda sempre manteve postura dúbia.


Nesse jogo, Deda talvez não saiba que o PT de Sebastião Viana, que o nomeou para um importante cargo na Secretaria de Articulação torce para que ele tenha o mandato cassado, assim que assumir a prefeitura. O próprio Presidente do PT no Acre, Leonardo de Brito, durante coletiva um dia após a eleição, no escritório de campanha da FPA, se disse esperançoso com uma possível cassação de Deda pra que Burica, do PT, segundo colocado nas eleições ascenda novamente ao cargo.


Ou provavelmente, Deda tenha perdido a esperança de que possa assumir a prefeitura de Rodrigues Alves e tenta garantir guarida no governo.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido