Menu

Funtac participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Alexandro Lima


Em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) em Rio Branco, a Funtac realiza mostra de produção de sabão feito de óleo de cozinha saturado, da praça de alimentação do Via Verde Shopping. No Acre seis municípios estão envolvidos no evento. Ao todo são quase 100 atividades. São 60 instituições cadastradas. E neste ano a, SNCT vai além dos cinco dias oficiais, e realiza atividades durante todo o mês de outubro e início de novembro, na maioria dos municípios do Estado.

Publicidade

Em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) em Rio Branco, a Funtac realiza mostra de produção de sabão feito de óleo de cozinha (Foto:Angela Peres/Secom)


Em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) em Rio Branco, a Funtac realiza mostra
de produção de sabão feito de óleo de cozinha (Foto:Angela Peres/Secom)

 


A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é uma das 60 instituições do estado com atividade cadastrada na SNTC, a instituição expõe em estande do Via Verde Shopping o sabão produzido através de tecnologia desenvolvida pela fundação para utilização do óleo saturado da praça de alimentação do shopping. A produção semanal de óleo é de 500 litros e para dar um destino mais adequado ao óleo, que é altamente poluente, é que foi estabelecido essa parceria entre a empresa, Funtac e Secretaria de Pequenos Negócios. Um litro desse óleo misturado a produtos químicos utilizados para a fabricação pode render em até 7 kg de sabão.


A parceria funciona em etapas definidas para cada instituição, o óleo recolhido, da praça de alimentação, pela administração do shopping, é enviado para o depósito da Secretaria de Pequenos Negócios que fica responsável pelo armazenamento do produto, e em parceria com a equipe da divisão de tecnologia de produtos naturais da Funtac realiza a capacitação de fabricantes do sabão. Este ano já foram capacitadas cerca de 400 pessoas membros de comunidades rurais e urbanas de áreas mais carentes, de cooperativas e grupos de mulheres.


A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é uma das 60 instituições do estado com atividade cadastrada na SNTC, a instituição expõe em estande do Via Verde Shopping (Foto: Angela Peres/Secom)


A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é uma das 60 instituições do estado com atividade
cadastrada na SNTC, a instituição expõe em estande do Via Verde Shopping (Foto: Angela Peres/Secom)

 


A preocupação com o meio ambiente é um dos focos deste trabalho, além de viabilidade econômica, já que muitas pessoas podem, através da fabricação de sabão, melhorar sua renda e conquistar uma independência financeira. “Nossa meta é estabelecer uma fábrica em Xapuri em uma outra em Manoel Urbano, onde já temos grupos que estão devidamente capacitados para fazer sabão através do óleo saturado, e com o fornecimento da matéria prima pelo shopping semanalmente temos material para disponibilizar para essas comunidades”, disse o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis.


 


“Nossa meta é estabelecer uma fábrica em Xapuri em uma outra em Manoel Urbano, onde já temos grupos que estão devidamente capacitados para fazer sabão através do óleo saturado”, disse o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis. (Foto: Angela Peres/Secom)


“Nossa meta é estabelecer uma fábrica em Xapuri em uma outra em Manoel Urbano, onde já temos grupos que estão devidamente
capacitados para fazer sabão através do óleo saturado”, disse o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis. (Foto: Angela Peres/Secom)

 

Publicidade

O papel exercido pela Funtac nesse processo se torna primordial para o estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável no Acre, pois além da oportunidade de geração de renda a comunidades, cooperativas e famílias, o cuidado com o meio ambiente está presente do início ao fim do projeto, já que são 500 litros de óleo que não serão jogados em igarapés, rios e afluentes de Rio Branco. “Esse trabalho começou durante a alagação desse ano, vimos a necessidade dos desabrigados em ter material para limpeza de seus abrigos e principalmente de suas moradias na volta pra casa”, enfatizou Silvia Basso, coordenadora da divisão de tecnologia de produtos naturais da Funtac.


A exposição está no Via Verde Shopping até as dez horas da noite deste Sábado e pode ser visitada por todos os frequentadores do shopping, onde pode ser visto todo o processo de fabricação e levar uma amostra do produto que pode ter várias essências e cores diferentes, o que o torna um produto mais atrativo para a comercialização.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido