Da redação de ac24horas
Rio Branco-Acre
Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, na quinta-feira, o deputado federal pelo PT do Acre, Sibá Machado, disse que o mensalão foi uma invenção da mídia e da direita para derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “(…), chegamos a 2005, terceiro ano do governo Lula. O operário e retirante nordestino que as elites acreditavam, repetiria a experiência desastrosa do polonês Lech Walesa, trazia para a cadeira presidencial as esperanças dos pobres, dos esquecidos dos mais distantes rincões do País, que se viam comandando o Brasil pela figura do seu Presidente”, relembra o deputado.
O parlamentar acreano ressaltou que a crise não atingiu o presidente Lula e nem o PT. Para Sibá Machado, o efeito mensalão também não foi sentido nas eleições desse ano, embora o julgamento do caso esteja em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). “A apuração da noite do último dia 7 de outubro em todo o país, mostrou que os brasileiros não se deixaram iludir pelo canto da sereia reproduzido pela mídia a partir do STF. Quanto ao PT, os dados revelam que o Partido continua em movimento ascendente”.
Ainda em seu discurso, o petista disse que o momento é de solidariedade aos colegas de partido. “Olhando nesse horizonte, conclamo nossas lideranças e a militância do PT e dos partidos progressistas que apoiam as transformações que estão ocorrendo a partir do governo federal e que irradiam por estados e municípios, para um grande movimento de solidariedade a Zé Dirceu, Genoino e demais companheiros que pagam alto preço pela fidelidade a esse projeto e defesa de um Brasil livre, soberano, fraterno, solidário e democrático”.