Menu

Justiça suspende mais uma vez inscrições do concurso da Polícia Civil do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Regina Longuini, concedeu liminar que suspende as inscrições do concurso da Polícia Civil que visa à contratação de agente e escrivão. A decisão é favorável a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual que alegou ser ilegal a fixação da idade máxima em 40 anos para o candidato participar do concurso.

O edital do concurso foi anunciado em agosto deste ano e previa nos itens 2 e 5, que apenas pessoas com idade entre 18 e 40 anos poderiam participar do concurso. O MPE entende que a limitação de idade prejudicaria todos os candidatos que se encontram numa faixa etária acima de 40 anos e que estão aptos ao desempenho das funções exigidas.

Anúncio

Outra justificativa é que, para ser aprovado, o candidato será submetido a testes físicos. Quem não se enquadrar no perfil necessário ao cargo, independentemente da idade, poderá ser eliminado. Além disso, a expectativa de vida aumentou no estado e atualmenteacreano vive em torno de 71 anos.

Essa é a segunda vez que as inscrições são suspensas. A inexistência de vagas para pessoas portadoras de deficiência fez com que a Justiça acatasse o pedido da Defensoria Pública do Acre. No início deste mês as inscrições foram reabertas e tinham como prazo de encerramento o próximo dia 15.

No total são 250 vagas que estão sendo ofertadas, sendo 220 para agente e 30 para escrivão. O salário corresponde a R$ 2.286,42.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.