Menu

Hosmac celebra dia da saúde mental com exposição na Galeria Juvenal Antunes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), por meio da Associação de Saúde Mental do Acre (Apasama), realiza a exposição “O Ser da Arte” na Galeria Juvenal Antunes, localizada na Gameleira, até o dia 23 de outubro. A atividade faz parte do projeto “Arte de Ser”, que promove um encontro semanal entre pessoas com ou sem transtorno metal, desde 2009, no Centro da Regional VI, na Sobral.


“Esse evento é importante porque justamente hoje (10) celebramos o Dia Nacional da Saúde Mental. Além disso, também é o último dia do Simpósio de Saúde Mental aqui ao lado [no Cine Teatro Recreio], com a presença de vários profissionais do setor”, comenta Diana Goulart, curadora do evento e professora do projeto Arte de Ser.

Publicidade

No salão, estão dispostas cerca de 60 telas, uma instalação, uma vídeo instalação e ainda um painel — de cinco metros de largura — para que o público também participe e expresse a sua arte. Todos os materiais utilizados para a confecção das obras foram doados por empresas da cidade. O apoio é da Fundação Elias Mansour (FEM).



Projeto Arte de Ser


Um dos fundamentos do projeto é criar possibilidades de expressão para toda a comunidade,  num ambiente livre de distinção e repleto de acolhimento e carinho. Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitam para pintar, escrever, recitar poesias, tocar instrumentos e até mesmo cantar.


“Nós estimulamos e buscamos a sensibilização do indivíduo para que ele se encontre no que está fazendo e, ainda, possa emocionar o outro”, explica Diana. Atividades como estas atuam no resgate da auto-estima, nas inter-relações e na valorização dos pacientes. Quando tratados como iguais, a reinserção na sociedade torna-se mais fácil e natural.


“Tínhamos uma paciente que morria de medo do contato com outras pessoas, não aguentava ser observada. Quando era olhada no olho, ela já baixava a cabeça e sentia vontade de chorar. Acabou mudando depois de participar do ‘Arte de Ser’, está mais segura, habituada com o convívio social”, finaliza.


André Gonzaga, da assessoria da FEM


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido