Conecte-se agora

Acre promete inovar no I Encontro Latino-Americano de Graffiti

Publicado

em

Por Cristiane Albuquerque, da assessoria FGB

O artista plástico Tiago Tosh viajou na última terça-feira, 9, para representar o estado do Acre no I Encontro Latino-Americano Zig Zag – Graffiti e Street Art que acontece em La Plata, Argentina, nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro.

O grafiteiro promete inovar com aquilo que chama de etnograffiti, um conceito que tomou forma no projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura 2011, através da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, e que hoje conta com o apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura-Edital 2012.

O evento vai reunir artistas brasileiros, argentinos, chilenos, colombianos, venezuelanos, paraguaios e peruanos que além do graffiti e da street art vão apresentar trabalhos ligados a outros ramos da arte como fotografia, ilustração, teatro, pintura e música.

Em meio ao verde da floresta surgiu um espaço multicultural onde as cores, cânticos e saberes indígenas se misturaram a uma variedade de outros processos culturais trazidos por diferentes grupos vindos de diversos pontos do planeta. A cidade de Rio Branco, capital do Acre, representa perfeitamente este cenário e foi nesse clima de conexões, diálogos e encontros que Tosh desembarcou.

Vindo do Rio de Janeiro em 2009, deparou-se com um arcabouço cultural extremamente rico, dotado de material suficiente para aguçar sua criatividade e construir, a partir daí, o conceito de etnograffiti, uma nova forma de conceber a arte de rua, através de um olhar focado na cultura local.

O carioca deu os primeiros passos no mundo das artes ainda na década de 90, quando participou de alguns cursos promovidos pelo Grupo Cultural AfroReggae, em Vigário Geral. A partir de então não parou mais, atuando em uma variedade de trabalhos significativos como o Rio Graffiti e o Raízes em Movimento.

Em Rio Branco ajudou a impulsionar o Hip Hop junto a outros artistas locais através de encontros e oficinas, atraindo um número cada vez maior de jovens a fazer arte de rua. De acordo com Tosh o Hip Hop – movimento cultural sustentado pela conexão entre o rap, o Break, DJ e o graffiti – precisa ser difundido em todo o país e a capital acreana oferece uma excelente abertura para que isso aconteça.

O conceito de etnograffiti, por sua vez, começou a  se construir a partir de seu encontro com as raízes culturais do povo riobranquense. Foi da mescla de sua vivência em uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro e sua nova experiência em uma outra, bem menor, mas de cultura latente, repleta de histórias a serem contadas e a serem escritas, que Tiago resolveu registrar o “viver acreano”.

Segundo ele o conceito visa valorizar o olhar para os Povos da Floresta. “É uma ferramenta visual enorme que ajuda a quebrar os pré-conceitos e valorizar a arte urbana e a ‘gente da terra’, unindo tradição e modernidade” completa.

Através do Projeto Etnograffiti, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da FGB, promoveu oficinas, capacitando jovens iniciantes nas técnicas do graffiti, assim como apontou novas possibilidades de pensar e fazer o Hip Hop em Rio Branco. E foi com o intuito de dar visibilidade ao Acre como um estado que investe e valoriza sua cultura que resolveu levar para o I Encontro Latino-Americano de Grafiti e Street Art, “esta nova forma de viver a arte de rua”.

A expectativa de Tiago para o evento é a melhor possível. “É um momento de troca entre os artistas. É uma excelente oportunidade para dividir minha experiência junto aos seres e saberes acreanos com o restante da América – latina” afirma.

Tosh retorna ao Brasil na próxima quarta-feira, 17, provavelmente repleto de outras histórias a serem compartilhadas através das cores de seus graffitis, colorindo ainda mais a cidade de Rio Branco.

 

Acre

Detentos ameaçam greve de fome, mas Iapen apazigua crise

Publicado

em

Os presos da unidade prisional Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, ameaçaram no decorrer dos últimos dias iniciar uma greve de fome por conta da alimentação servida pela empresa responsável pela distribuição.

De acordo com relatos apurados pela reportagem do ac24horas na segunda-feira, 30, os detentos não estavam satisfeitos com a refeição que vinha sendo servida, no caso salsicha e alguns tipos de proteína. E, por essa razão, eles chegaram a espalhar uma carta dando conta de uma deflagração de greve de fome – que não chegou a ocorrer por conta de uma ação rápida do governo.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Glauber Feitosa, reconheceu a reclamação dos detentos e declarou que o problema, a princípio, foi solucionado. “O que houve foi um problema com o forno elétrico. A empresa já viabilizou o concerto. Após o concerto, os pratos estão sendo servidos normalmente”, comentou.

Acerca da situação, Feitosa contou que os apenados estavam rejeitando certos pratos que vinham sendo servidos. Por outro lado, o presidente contou que a empresa teria que normalizar o serviço tendo em vista que o contrato não previa o que estava sendo servido – o que estaria causando a irritação dos detentos. “Os apenados rejeitaram os pratos. Eles aceitavam uns pratos outros não. Por exemplo, frango, carne, linguiça assada não estavam sendo servidos por conta do forno, a salsicha eles não queriam, era mais ou menos isso. No caso, a empresa tinha que fornecer o que estava em contrato”, explicou.

Continuar lendo

Acre

PF cumpre mandados de busca e apreensão em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 31, em Cruzeiro do Sul, a operação Hermes, cuja finalidade é investigar crimes cometidos durante o período eleitoral do ano passado. Os agentes da federal cumpriram 3 mandados de busca e apreensão, sendo um em uma gráfica no Bairro do Telégrafo.

Segundo as investigações, candidatos a cargos políticos estariam usando uma gráfica do município para fraudar as prestações de contas eleitorais e desviar dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – Fundo Eleitoral.

A investigação foi iniciada a partir de informações recebidas pela Polícia Federal, por ocasião do período eleitoral de 2022 quando partidos políticos e candidatos usavam os serviços gráficos para transmitir suas promessas por meio de santinhos e outros materiais de campanha impressos.

O nome da operação se dá em virtude de Hermes, na mitologia grega, ser o Deus da escrita, responsável por enviar mensagens dos deuses para os humanos.

Os investigados poderão responder por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 10 anos de prisão, caso sejam comprovados os ilícitos.

Continuar lendo

Acre

Emplacamentos de veículos 0km cresce 2,9% em 2022 no Acre

Publicado

em

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou neste mês de janeiro que os emplacamentos de veículos novos registrados pela Secretaria Nacional de Trânsito encerraram 2022 com alta de 2,95% em comparação ao resultado de 2021 no Acre.

No ano passado, foram emplacados 14.506 veículos enquanto em 2021 foram 14.089 unidades.

Já o resultado de dezembro de 2022 em relação ao de novembro do mesmo ano foi melhor: alta de 25,15% em apenas um mês.

No País, com quase 3,7 milhões de unidades, os emplacamentos tiveram alta de 4,9% sobre 2021 e se aproximaram das projeções da entidade, divulgadas em julho, quando era prevista uma evolução de 5,5% do mercado. Apenas no mês de dezembro, a alta foi de 7%.

“O resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores. No decorrer de 2022, porém, o mercado se ajustou e o setor reverteu a queda inicial. O resultado só não foi melhor porque tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas Concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, analisa Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Continuar lendo

Acre

Posse na Aleac nesta quarta terá presença de Gladson

Publicado

em

A cerimônia de posse dos deputados estaduais do Acre eleitos em outubro passado será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa (Aleac) no YouTube. A cerimônia será nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, no plenário da casa, a partir das 10 horas da manhã.

O parlamento acreano teve renovação de 50% de sua composição. Dos 24 deputados, 13 são novatos. O evento tem a presença confirmada do governador Gladson Cameli (Progressistas) que fará a leitura da mensagem governamental.

Durante a sessão solene, ocorre também a eleição da Mesa Diretora, que tem como candidato a presidente, em chapa única, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB); para vice Pedro Longo (PDT) e para primeiro-secretário Nicolau Júnior (Progressistas).

Os 24 deputados estaduais que serão empossados

Nicolau Junior (Progressistas) – 16.636 votos;

Maria Antônia (Progressistas) – 10.485 votos;

Emerson Jarude (MDB) – 8.540 votos;

Manoel Moraes (Progressistas) – 8.479 votos;

Gilberto Lira (União Brasil) – 8.407 votos;

Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) – 8.227 votos;

André da Droga Vale (Podemos) – 8.157 votos;

Pedro Longo (PDT) – 7.732 votos;

Marcus Cavalcante (PDT) – tomará posse no lugar de Tchê, que foi eleito com 7.390 votos, mas que assumiu a pasta de Produção e Agronegócio do governo.

Fagner Calegário (Podemos) – 7.112 votos;

Luiz Gonzaga (PSDB) – 6.680 votos;

Whendy Lima (União Brasil) – 6.673 votos;

Tadeu Hassem (Republicanos) – 6.175 votos;

Adailton Cruz (PSB) – 6.157 votos;

Drª Michelle Melo (PDT) – 5.990 votos;

Edvaldo Magalhães (PCdoB) – 5.822 votos;

Afonso Fernandes (PL) – 5.731 votos;

Antônia Sales (MDB) – 5.720 votos;

Tanízio Sá (MDB) – 5.703 votos;

Chico Viga (PDT) – 5.601 votos;

Gene Diniz (Republicanos) – 5.512 votos;

Arlenilson Cunha (PL) – 5.471 votos;

Pablo Bregense (PSD) – 5.386 votos;

Eduardo Ribeiro (PSD) – 4.810 votos.

Câmara Federal

Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 também tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. De todos os eleitos, 280 foram reeleitos e 233 estreiam ou voltam a ter um cargo na Câmara dos Deputados. Com 100% de renovação, a bancada acreana é composta por 8 parlamentares.

Confira a lista

Socorro Neri (Progressistas) – 25.842 votos;

Meire Serafim (União Brasil) – 21.285 votos;

Coronel Ulysses (União Brasil) – 21.075 votos;

Zezinho Barbary (Progressistas) – 19.958 votos;

Gerlen Diniz (Progressistas) – 19.560 votos;

Eduardo Velloso (União Brasil) – 16.786 votos;

Antônia Lúcia (Republicanos) – 16.280 votos;

Roberto Duarte (Republicanos) – 14.522 votos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.