Menu

Na capital, 13 vereadores não tiveram votos válidos e cinco contabilizaram “um” voto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Responda sem pestanejar leitor: você votaria em outro candidato se estivesse concorrendo em uma eleição? Em Rio Branco, parece que alguns postulantes a uma das cadeiras na Câmara Municipal, não acreditaram na própria capacidade e fecharam a apuração sem votos válidos.

Publicidade

Na disputa deste ano, 13 candidatos ao cargo de vereador da capital, não tiveram registrados sequer os próprios votos neles mesmo. Alguns teriam problemas jurídicos, como os candidatos do PRTB, que concorreram sub judice.


Mas o que dizer de postulantes de partidos como o PRB, aliado da poderosa Frente Popular, que é capitaneada pelo PT, que não contabilizaram votos? O fato curioso é que a maioria dos candidatos que zeraram em número de votos é do sexo feminino.


Os partidos teriam montado uma estratégia para driblar a Lei Eleitoral 9.504 – que exige que as coligações apresentem no mínimo 30% de candidaturas femininas por município? E o que dizer do Palhaço Alegria (PRTB), será que armou uma grande piada e não votou nele mesmo?


Como em todo caso têm suas exceções, alguns candidatos se presentearam com seu próprio voto. Cinco candidatos de Rio Branco tiveram “um” voto. Irene Falcão (PSDC); Eliane Lopes (PSB); Vanusa (PRP); Elaine Ruiz (PTC) e Geovana Santos (PSC).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido