Menu

Eleições municipais podem desenhar um novo mapa político para PSDB, PT, PMDB, PP e PSD

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Jairo Carioca, especial – eleições 2012

Publicidade

Tucanos e petistas são os que estão com chances de vencer ou de ter votações expressivas na maior parte das cidades do interior do Acre, mas as siglas PMDB, PP e PSD também podem sair fortalecidas no processo eleitoral. As atenções estão voltadas, principalmente, para as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasileia, que representam quase 70% do eleitorado de todo o Estado.


O PT administra duas dessas cidades: Rio Branco e Brasileia, mas através da Frente Popular do Acre domina também o território de Sena Madureira. O PSDB tem a prefeitura de Feijó administrada pelo prefeito Dindim Pinheiro. Taraucá tem à frente, a prefeita Marilete Vitorino, do PSD.


Em Rio Branco, PT e PSDB encabeçam as pesquisas de intenções de votos com os candidatos Marcus Alexandre [PT] e Tião Bocalom [PSDB]. Em Cruzeiro do Sul, a disputa também é polarizada, mas envolve o PV de Henrique Afonso [apoiado pela Frente Popular] e o PMDB de Vagner Sales [apoiado pelos partidos de oposição]


Nas cidades de Sena Madureira, Tarauacá e Feijó, a disputa virou um balaio de gato, mistura as principais siglas de oposição: PMDB, PP, PDT e PSDB. Em Sena Madureira, PMDB e PSDB lançaram candidaturas de Mazinho Serafim e Toinha Vieira para derrubar o PR, do atual prefeito Nilson Areal, que apoia a chapa da Frente Popular encabeçada por Mano Rufino. Em Tarauacá, a candidata Marilete Vitorino [PSD] tenta reeleição contra o PT de Rodrigo Damasceno. Em Feijó, Dindim Pinheiro disputa a reeleição contra Kiefer Roberto [PP] e Carlos do Basa [PV].


O eleitorado do Acre registrou crescimento de 14% no período de 2006 a 2010, conforme dados contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vencer as eleições nestas cidades pode se tornar um patrimônio importante nas eleições de 2014 para onde estarão voltadas as atenções de PSDB, PT, PMDB, PP e PSD depois deste domingo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido