Menu

Ao divulgar pesquisa Ibope, TV Acre descumpre determinação judicial e poderá ser multada em mais de R$ 100 mil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A TV Acre (Rede Globo) poderá responder a processo criminal que provavelmente deverá ser encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral a Polícia Federal a fim de apurar responsabilidade do veículo de comunicação social que descumpriu na noite desta sexta-feira (05) a determinação judicial proferida pela  juíza da 1ª Zona Eleitoral, Maha Kouzi Manasf e Manasf, de não divulgar a segunda pesquisa do Instituto Ibope, que foi proibida por ser irregular.


Mesmo tendo conhecimento da decisão judicial, a TV Acre preferiu confrontar a Justiça Eleitoral e desobedecer à medida.  O site ac24horas, tão logo fora informando da decisão, retirou de seus bancos de dados a notícia veiculada no sábado, 22 de setembro.

Publicidade

As três pesquisas contratadas pela própria emissora de televisão no valor total de R$ 108 mil apresentaram anomalias sempre a beneficiar o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcus Alexandre.


A terceira pesquisa Ibope que foi divulgada ontem teve um dos itens proibidos, já que mais uma vez, entendeu a Justiça Eleitoral, prejudicaria a lisura do processo democrático. O elemento índice de rejeição foi formulado de maneira a prejudicar candidatos que fazem oposição ao governo petista.


O Instituto Ibope deverá ainda dar explicações à Justiça Eleitoral sobre quesito composto no formulário de pesquisa eleitoral sobre aparelhos telefônicos celulares, sem nenhuma ligação com o foco da pesquisa.


Desde 2008, a TV Acre se beneficia de uma lei de autoria do então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, que modificou o fuso horário do Estado. Mesmo após a consulta democrática que rejeitou a mudança imposta pela lei,  a hora legal permanece a que favorece a emissora cujos proprietários são da capital do Amazonas, Manaus.


Edmilson Alves, de Rio Branco (AC)
edmilsonacre@yahoo.com.br


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido