Menu

Verdade seja dita

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Juridicamente não existe nenhuma ação analisando a cassação do prefeito de Cruzeiro do Sul,Vagner Sales. Vamos deixar isso claro. O que há, e sobre o que se fez um estardalhaço amador em parte da imprensa, é um simples pedido do MP, para ser investigado um ato no Dia das Mães, em maio, onde supostamente teria havido crime eleitoral. O resto é uma ilação.


Rito processual


Esse pedido do MP será analisado pelo Juiz, que dependendo das provas arroladas, o aceitará ou não. Se acatar só a partir daí é que se configurará uma ação eleitoral. Hoje, não existe nada.


Processo normal


Se o pedido do MP for tranformado em rito processual, ainda assim o prefeito Vagner Sales terá o direito sagrado de defesa, de arrolar provas, e pode ser absolvido de acusação do MP.


Um exemplo


Recentemente, em outro caso, o MP pediu a indisponibilidade dos bens do prefeito Vagner Sales e quando chegou nas mãos do Juiz ele negou, um exemplo de como é o trâmite judicial.


Jogo jurídico


O MP tem o direito inalienável de pedir a cassação onde achar que existe indício de crime, mas isso por sí só não cassa ninguém, que fique claro. Depende do Juiz após o processo concluído.


Estrelas no juruá


Ontem foi o último dia de comícios em Cruzeiro do Sul. No palanque de Henrique Afonso (PV) o governadoir Tião Viana e Jorge Viana. No de Vagner Sales (PMDB) Fleviano e Gladson Cameli.


Zebra gigante


Tenho conversado com os mais diferentes setores da política cruzeirense, da oposição e da situação, em em todas as conversas ouvi o mesmo mantra: a derrota do Vagner seria zebra.


Fato reconhecido


As figuras mais lúcidas do PT também admitem ser a vitória em Cruzeiro do Sul difícil.


Perto de conferir


Domingo está batendo na porta e estamos bem perto de conferir o prognóstico popular.


Triste fim


Expulso do palanque do candidato Roney Firmino (PSB), que antes de ganhar já posa de rei malvado, o prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida (PT), vive um ostracismo político, incentivado pelo seu afilhado. Partiu do Roney o pedido feito às vereadoras Jamislene (PMDB) e Laurita (PSD), para que fossem portadoras do pedido para o Paulinho ficar longe do seu palanque por estar tirando votos. Se o Roney faz isso agora, imaginem o que fará com o Paulinho se ganhar. Isso é burrice, o Paulinho pode ter um desgaste grande, mas tem a máquina na mão e tem seus votos, que podem decidir a eleição, para ser humilhado. Aliás, humilhação que toda cidade de Plácido de Castro presencia e sabe. Quem está gostando da brincadeira é o candidato Gedeão (PSDB), que cresceu muito nos últimos dias.


Balançou sena


A carretata do candidato a prefeito de Sena, Mazinho Serafim (PMDB), balançou a cidade. Foi a maior de todos os tempos, e o colocou de na disputa com os demais candidatos á prefeitura.


Disputa embolada


É temerário arriscar um prognóstico em Sena Madureira, sobre quem ganha: Mazinho Serafim (PMDB), Toinha Vieira (PSDB) ou Mano Rufino (PR). É uma das eleições mais emboladas.


Outro dilema


Outra eleição que os números mostram empatados os candidatos a prefeito é em Senador Guiomard. James Gomes (PSDB), Solange Pascoal (PMN) e André Maia (PT) estão parelha.


Posições confortáveis


Dois candidatos a prefeito em situação confortável: Aldemir Lopes (PT) em Marechal Taumaturgo e do Zezinho Barbary (PMDB) em Porto Walter. Isso é unanimidade nas análises.


Terra de ninguém


Vamos para Rio Branco, minha seara. Me parece cada vez mais lógico um segundo turno. E se não houver um acidente grave de percurso vão Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB).


Por quê os dois?


Marcus Alexandre (PT) por ter tido um crescimento espetacular ao longo da campanha e Tião Bocalon (PSDB) por conseguir encarnar o segmento da oposição ao governo petista.


Não creio


Os peemedebistas apostam numa boa performance do candidato Fernando Melo (PMDB), mas nenhum de seus dirigentes arrisca além e dizer que o candidato chegará ao segundo turno.


Não aglutinou


Fernando Melo (PMDB) tinha o melhor programa do horário eleitoral, mas, como recém -egresso do PT, não conseguiu atrair os votos da oposição e se chegar aos 10% comemore.


Fato da eleição


O fato notável da eleição fica por conta do governador Tião Viana: conseguiu transformar uma matéria prima inssosa como Marcus Alexandre (PT), novato na política, em franco favorito.


Também no interior


Tião Viana conseguiu ainda colocar candidatos da FPA tidos como cartas fora do baralho, em municípios do interior, disputando cabeça com cabeça com os adversários da oposição.


Burrice da campanha


O troféu de burrice da campanha vai para a equipe de marketing do PSDB. Errou feio ao coloocar Tião Bocalon (PSDB) para bater direto no bem aceito programa “Ruas do Povo”.


Outra burrice


Outra burrice dos tucanos foi só atacar o governador Tião Viana, com altos índices de aceitação popular, e não explorar os problemas da administração municipal.


Não resolve


A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) não vai reverter a decisão judicial que foi pela retirada da torre da RBN com uma “guerra de orações”, mas contratando uma boa banca jurídica.


Vivendo e aprendendo


Sou passado na casca do alho de dezenas de campanhas políticas. Mas nunca vi numa eleição municipal não se questionar o prefeito. Que se tem acertos, também tem defeitos. Foi o caso de Rio Branco, onde a oposição estadualizou uma eleição municipal. Num show de asnice.


Por Luis Carlos Moreira Jorge, de Cruzeiro do Sul


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.