Menu

Núcleo de Apoio à Saúde da Família é inaugurado em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contando com o apoio do governo federal construiu esse ano o Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF), localizado no bairro da Pista, onde funcionava a antiga unidade de saúde Aguinaldo Nunes.


A obra foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (3), contando com a presença do prefeito Nilson Areal (PR), vereador Dinho Nascimento (PT), professor Rivaldo Severo, o “Boim”, diretor da Rádio Difusora, secretário municipal de saúde, Nelson Sales, profissionais da saúde, secretários municipais, entre outras autoridades.

Publicidade

O Nasf começará a oferecer atendimento aos moradores na próxima semana, logo após o período das eleições. Diversos tipos de especialistas estarão atendendo a população.



Segundo o secretário de saúde, Nelson Sales, a referida unidade irá contar com a atuação de Ginecologista, Pediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico e Assistente Social. “É importante informar que primeiramente o paciente precisará passar pela unidade de saúde do seu bairro. O médico, ao constatar a necessidade, o encaminhará para um de nossos especialistas. Pretendemos fazer um atendimento e acolhimento diferenciado”, ressaltou.


O prefeito Nilson Areal, por sua vez, lembrou de alguns avanços na área da saúde, notadamente a realização do concurso público, reforma das unidades básicas de saúde, entre outros. “Essa cidade sempre precisou de outros profissionais. A partir de agora a prefeitura começa entrar nas especialidades, evitando que as pessoas se desloquem até Rio Branco para conseguir um tratamento. Vivenciamos hoje um momento muito importante”, frisou.


Homenagem


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família denomina-se Abibi Rodrigues Freire. Familiares do mesmo estiveram presentes na cerimônia de inauguração e agradeceram ao prefeito e ao secretário pela marcante homenagem.


O prefeito Nilson lembrou que sempre conversava com Abibi Freire e que seu sonho era se formar e ser um dia diretor do hospital João Câncio Fernandes. Muito jovem, Abibi foi vítima fatal de um acidente de trânsito na estrada de Manoel Urbano. “É uma forma que encontramos de eternizar o nome do Abibi na história de Sena Madureira”, destacou.


O núcleo contém uma sala de recepção, administração, quatro consultórios, sala do conselho municipal de saúde e dois banheiros internos.


Outro detalhe importante é que o Fisioterapeuta irá realizar atendimento de casa em casa, visitando principalmente os pacientes que estão acamados e que não conseguem um deslocamento até a unidade de saúde.


Membros do Conselho Municipal de Saúde também acompanharam a cerimônia de inauguração.

Publicidade

Edinaldo Gomes, de Sena Madureira


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido