Menu

Coligação de Bocalom pede impugnação da pesquisa Ibope

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os advogados da Coligação Produzir para Empregar, que tem a frente o candidato Tião Bocalom (PSDB) entraram com mais uma representação pedindo a impugnação da pesquisa do Ibope, contratada pela TV Acre pelo valor de R$ 36 mil e que está nas ruas entrevistando 602 eleitores. O principal argumento da Coligação é o questionário identificado e falhas graves na aferição do índice de rejeição.


Com relação à rejeição, os advogados argumentam que Tião Bocalom torna-se vitima da própria rejeição e do conjunto da oposição. Ainda de acordo a assessoria jurídica, ocorre desvio de finalidade da pesquisa que volta a misturar pesquisa de opinião pública com pesquisa de mercado, relacionadas a quantidade de aparelho de telefone da cada um dos entrevistados como forma de coagi-los e fazê-los acreditar que suas opiniões não são anônimas.

Publicidade

“Pois é aí onde reside o grande perigo: o anonimato, ou não, na mente dos eleitores, produz, no contexto da política local, efeitos na declaração da vontade, mascarando os números e gerando vantagens que ofendem o princípio da isonomia substancial”, diz um dos argumentos da representação.


Os advogados também fizeram um histórico das últimas decisões da Justiça Eleitoral com relação as pesquisas do IBOPE.


Não foi outra razão que este juízo, em decisões anteriores contra o mesmo IBOPE assim escreveu:


“É, ademais, totalmente inconveniente e inoportuna a figuração nesta pesquisa eleitoral das proposições P07(quantos dias estar em casa, entre das 12h às 13h), P08 (o que faz o eleitor em casa?) e se tem telefones (fixo comum, celular pré-pago, pós-pago etc.), o que contaminou a legitimidade do resultado desta pesquisa, à vista do phatente desvio de finalidade”.


Como último argumento, considerando ser este um debate onde o fumus boni iuris justifica-se com base em princípios, os advogados ressaltam a necessidade de mantermos intactos nesta eleição o princípio da segurança jurídica.


A representação foi protocolada as 13h13. A juíza Maha Manasfi tem até os primeiros minutos do dia 5 para impugnar ou não a pesquisa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido