Conecte-se agora

Acreano fica preso por nove meses no lugar do irmão, acusado de tráfico de drogas, no DF

Publicado

em

Gustavo Frasão, do R7

Elessandro e Elidângelo de Pinho Silva são irmãos. Elissandro é salgadeiro e mora no Rio Branco, capital do Acre. Elidângelo estava em Brasília quando foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas.

Quando foi detido, Elidângelo cumpria pena em liberdade por outro crime e, por conta disso, no momento da prisão, apresentou aos policiais a certidão do irmão, Elissandro, que não tinha nada a ver com a situação.

Ele foi condenado e chegou a cumprir quatro anos de pena no presídio da Papuda em São Sebastião, região administrativa do DF, mas por bons comportamentos, conquistou o direito do saidão em dezembro do ano passado. Depois que saiu do presídio, Elidângelo não voltou mais.

Por conta disso, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) emitiu um mandado de prisão para buscar o homem no Acre, mas como ele apresentou a certidão do irmão ao ser detido, quem foi preso desta vez foi Elissandro.

Ele foi preso e trazido para Brasília, onde ocupa o lugar do irmão desde janeiro deste ano. Quem descobriu o problema e demonstrou comoção com a situação foi a amiga da família, Nina Barros. Ela contou que o filho também cumpriu pena por tráfico de drogas no mesmo presídio e reconheceu Elessandro em um dia de visitas.

— Passei a visitar os dois na prisão e continuo vendo Elessandro uma vez a cada 15 dias, mesmo depois que meu filho foi solto.

Atualmente, Nina é a ligação entre Elessandro e a mãe dele, que mora no Acre. Mesmo sem se conhecer, as duas ficaram amigas.

— A gente se fala todos os dias por telefone.

Na última semana, uma decisão da justiça deixou a família de Elessandro mais animada. O juiz Ângelo de Oliveira determinou que o nome de Elidângelo passe a constar como condenado e, ao mesmo tempo, mandou que Elessandro seja levado de volta para o Acre, uma vez que não existe vínculo nenhum com a justiça do DF.

No Acre, a juíza Luana Campos quer, “com urgência”, uma audiência entre os dois para resolver todas as dúvidas sobre a “real identidade” do condenado.

O advogado João Paulo Todde Nogueira, da comissão de Direitos Humanos da OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil no DF), afirma que essa decisão deveria ter sido tomada há mais tempo e que os problemas gerados podem ser irreversíveis.

— Tinha que ter acontecido lá atrás, quando o homem errado foi para a cadeia. As digitais deveriam ter sido colhidas na hora para sanar qualquer tipo de dúvida.

Elessandro, que tem esposa e seis filhos no Acre, que voltar para casa. Nina afirma que o rapaz está ansioso, triste e com esperanças.

— Tudo ao mesmo tempo. Qualquer um na situação dele ficaria confuso.

Porém, para Nogueira, ele vai voltar para a terra natal e continuará preso até que tudo fique devidamente esclarecido.

— A Justiça do DF não passa nenhum detalhe sobre o trajeto e datas. Ninguém sabe como e quando a viagem será feita, mas de um jeito ou de outro a gente sabe que essa história começa a ser esclarecida.

 

 

Acre

Presidente do Hospital de Amor agradece emendas de Alan Rick

Publicado

em

O parlamentar, que disputa as eleições deste ano para o Senado, diz que seguirá na luta pela melhoria do atendimento as pessoas com câncer no Acre_

O presidente nacional do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata, gravou um vídeo de agradecimento pelo apoio do deputado federal Alan Rick, candidato a
senador pelo União Brasil. Ao logo dos mandatos como deputado, Alan Rick destinou R$ 950 mil para o custeio da assistência as pessoas com câncer atendidas pela instituição. Só em 2021, foram R$ 200 mil.

“Os recursos destinados foram de extrema importância, pois nos deram a possibilidade de oferecer um atendimento de qualidade aumentando as chances de diagnóstico e tratamento na fase inicial da doença. Que Deus abençoe por esse coração generoso” – disse o presidente no vídeo.

O Hospital de Amor tem unidades espalhadas em 12 estados do país, inclusive no Acre, além das unidades móveis. Em 2022, a instituição completou 60 anos oferecendo atendimento médico humanizado e gratuito a pacientes com câncer do SUS.

Além dos recursos destinados ao Hospital de Amor, Alan Rick também direcionou emendas para o Hospital do Câncer do Acre (UNACON), que está sendo reformado e ampliado, e para o Centro de Controle Oncológico do Acre (CECON) que ganhará uma sala de pequenas cirurgias e equipamentos para o laboratório de histopatologia, o que agilizará o diagnóstico de câncer.

O parlamentar defende que o Acre precisa melhorar a assistência a pessoas com a doença. “Muita gente ainda precisa sair do nosso estado para tratamento em Porto Velho, em São Paulo…é um sofrimento. E quando consegue vaga porque são milhares de pessoas em busca de uma vaga. A estruturação do Hospital Oncológico do Acre é uma luta minha. O UNACON precisa ser definitivamente concluído, vamos seguir lutando por isso, pela instalação da unidade emergencial e dos novos serviços de oncologia.” – concluiu.

 

Continuar lendo

Acre

Marcio Bittar participa de reunião com pastores na capital

Publicado

em

O senador licenciado e candidato ao governo do Acre pelo União Brasil, Marcio Bittar, participou na manhã deste sábado (24) de uma reunião política com pastores, entre os quais Antônio José, candidato a deputado federal. No encontro estava ainda o candidato a deputado estadual Josemir Anute. Na noite anterior Bittar esteve na Vila do V, em Porto Acre, para prestigiar encontro realizado pelo também postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa, professor Luan Luz.

Em ambos os encontros, Bittar lembrou a importância, para o Acre, da reeleição do atual presidente da República. “Bolsonaro já fez muito pelo Estado nestes quatro anos, e vai fazer muito mais no próximo mandato”, disse ele.

Aos pastores e fiéis presentes na reunião deste sábado, ele lembrou que Bolsonaro é contra o aborto e a descriminalização das drogas, duas pautas defendidas pelo principal adversário político do presidente nas eleições deste ano.

“Bolsonaro é a favor da vida, e já provou que reconhece a maior votação que o Acre, proporcionalmente, lhe deu na eleição de 2018. Nós vamos repetir esse feito, e é por isso que peço votos para ele por onde tenho passado”, disse Bittar.

O senador licenciado lembrou ainda que, durante a pandemia, foi Bolsonaro quem providenciou 1,5 milhão de doses de vacina para os acreanos e os respiradores que salvaram centenas de vidas.

Entre os feitos do presidente em prol dos acreanos, Bittar elencou ainda importantes obras de infraestrutura na capital e no interior do Estado, a exemplo dos viadutos a serem construídos em Rio Branco, o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia e a pavimentação da Estrada da Variante, em Xapuri.

“Foi com o apoio do Bolsonaro que consegui, como relator do orçamento, enviar mais de 1 bilhão de reais para todas as prefeituras e para o governo do Estado”, concluiu Marcio Bittar.

Continuar lendo

Acre

No Acre, ex-flamengo Léo Moura pede voto para Alan Rick

Publicado

em

O programa em que o ex-lateral do Flamengo, Léo Moura, pede que o Acre eleja Alan Rick Senador começou a circular no horário eleitoral gratuito das TVs e rádios nesta sexta-feira, 23. O candidato replicou a peça em suas redes sociais.

Léo Moura esteve no Acre na última quarta-feira, 21, para visitar o núcleo da escolinha de futebol Passaporte para Vitória, na Cidade do Povo, em Rio Branco. O Acre ganhou dois núcleos da escolinha com emenda destinada por Alan Rick e já contempla 600 crianças e adolescentes gratuitamente. O segundo funciona em Cruzeiro do Sul.

No programa eleitoral gravado no campo da Cidade do Povo, construído com emenda de Alan Rick, Léo agradeceu a destinação dos recursos para instalação dos núcleos. “Graças a você esse projeto chegou aqui no Acre, fruto de emenda sua. Estou muito feliz por essas crianças estarem sendo beneficiadas por esse projeto. Então, quero fazer um pedido a população: no dia 2 de outubro, para o Senado, é Alan Rick 444”, disse.

Alan Rick tem dito em entrevistas que deseja expandir o projeto. “Esse é um trabalho social muito importante, ocupa parte do contraturno escolar das crianças e adolescentes, ensina valores, forma cidadãos, além de criar a oportunidade de desenvolver talentos. Quem sabe surjam novos craques como o goleiro Weverton, acreano, como o próprio Léo, que nasceram em famílias sem condições financeiras de matricula-los em uma escolinha de futebol particular. Se Deus quiser, poderemos instalar núcleos do Passaporte para Vitória em outros municípios acreanos”, disse em entrevista ao jornalista José Alex.

Continuar lendo

Acre

Relator decide na próxima semana se aceita denúncia contra Gerlen

Publicado

em

Nesta próxima semana, o desembargador Laudivon Nogueira, vai decidir se aceita ou não a denúncia de crime eleitoral supostamente praticado pelo deputado estadual Gerlen Diniz, Progressistas.

Gerlen, que é candidato a deputado federal, foi denunciado à justiça eleitoral por ter pedido voto na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante discurso realizado na sessão realizada pelo parlamento estadual no último dia 13 de setembro.

Após ser alertado por outros parlamentares de que poderia estar incorrendo em possível crime eleitoral, Gerlen Diniz pediu que seu pedido de voto fosse retirado das notas taquigráficas e o vídeo da sessão foi retirado das redes sociais.

No processo enviado à justiça eleitoral, é pedido uma ação de investigação judicial eleitoral já que Gerlen teria cometido crime eleitoral ao pedir votos em um setor público, o que é vedado pela lei.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE), o desembargador Laudivon Nogueira, relator, deve manifestar seu voto em relação ao processo durante a próxima semana, ainda antes da eleição.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.