Menu

Posto saúde do ramal panorama está fechado há 3 anos, denuncia presidente de associação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O posto de saúde do ramal Panorama, na estrada São Francisco, de responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco, está fechado há três anos. O presidente da associação dos moradores da localidade, Sebastião Morais afirma que a unidade de saúde estaria fechada, desde 2009, por falta de médico.

Publicidade

Segundo Morais, nenhum aviso informando o fechamento da unidade foi afixado no local. “O posto de saúde faz falta no ramal, já que os moradores são obrigados a procurar o posto de saúde do bairro São Francisco, onde na maioria das vezes não recebem atendimento”, destaca o presidente da associação.


O secretário municipal de Saúde, Oswaldo Leal informou à reportagem que esteve em reunião com os moradores do ramal Panorama há três semanas. Leal afirma ainda, que a principal reivindicação dos moradores seria para mudar a unidade de referência, do bairro Placas, para o bairro São Francisco.


Sebastião Morais destaca que a unidade de saúde foi inaugura há 10 anos, no ramal Panorama e, neste período funcionava de dois em dois meses, quando um médico atendia parte das pessoas do ramal. “Independente deste atendimento precário, o portão fica no cadeado e o posto abandonado”, enfatiza.



Oswaldo Leal contesta o pequeno produtor e diz que no local funciona apenas uma unidade de apoio com um agente comunitário de saúde. “ Temos uma unidade de apoio para atender as mais de 100 famílias. Este número de famílias é correspondente ao atendimento de um agente de saúde comunitária”, justifica.


O gestor municipal informou que o atendimento médico aos moradores do ramal Panorama é feito pelo programa saúde na comunidade, que leva toda a estrutura ao local, com agendamento acertado com a comunidade e o agente comunitário de saúde, responsável para marcar consultas e exames.


O presidente da associação dos moradores do ramal Panorama denuncia ainda, que os moradores da localidade estariam reclamando do atendimento que recebem dos servidores do posto de saúde do São Francisco. “Os funcionários mandam procurar as UPAs, dando como justificativa que o povo no ramal não da área de cobertura do posto”, reclama.


“Não é de nosso conhecimento este tipo de ação. Foram os próprios moradores que pediram que a referência deixasse de ser o placas e passasse a ser o são Francisco”, afirma Oswaldo Leal.


O secretário disse que teria assumido um compromisso com os moradores do Panorama, em ampliar e melhorar o atendimento na unidade de saúde do ramal. “Um dos compromissos que assumi foi à ida da equipe de engenharia da prefeitura ao local para estudar a expansão da unidade de apoio, que poderá passar atende como posto de saúde”, finaliza.


 

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido