No estado do Acre, a greve em seu sétimo dia de paralisação, chegou a mais agências do Vale do Juruá. No município de Feijó, a agência do Banco da Amazônia não abriu as portas, e em Tarauacá, Banco do Brasil e Banco da Amazônia aderiam à greve. Totalizando agora o número de 45 agências fechadas das 62 instaladas no território acreano.
Durante o sétimo dia de greve, o Sindicato recebeu denúncias de práticas antissindicais cometidas pelas agências do Basa e HSBC em Rio Branco. Manifestando alto repúdio sobre os atos, o Diretor do Sindicato declarou que tomara todas as atitudes cabíveis caso venha a ser comprovada a negligência.
“O Sindicato dos Bancários do Acre repudia essa pressão do BASA e HSBC, e considera essas práticas antissindicais detestáveis. Estamos verificando todas as denúncias a fim de coibir essas ações, lembrando que a greve é um direito do trabalhador garantido em lei e, avisamos: se esses atos continuarem, nós iremos acionar os órgãos competentes para garantir o direito de greve”, explica Edmar Batistela, diretor do Sindicato.
Comando Nacional
Na reunião desta sexta, o Comando Nacional avaliou que o crescimento da greve é consistente em todo o país, principalmente nos bancos privados, e orientou os sindicatos a intensificarem a mobilização em todas as bases, de forma a forçar a Fenaban a romper o silêncio e retomar as negociações.
A federação dos bancos apresentou a primeira e única proposta, com 6% de reajuste (0,58% de aumento real), no dia 28 de agosto. No dia 5 de setembro, a Contraf-CUT enviou carta à Fenaban para reafirmar que estava aberta à retomada das negociações e reivindicava a apresentação de uma nova proposta, mas até hoje não obteve resposta.
“Os bancos erraram ao apostarem no fracasso da paralisação. A resposta dos trabalhadores está aí, com uma greve ainda mais forte que nos anos anteriores”, conclui Carlos Cordeiro.
Da redação ac24horas
Com informações do SEEBAC
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…