Conecte-se agora

Coisa incomum nas religiões

Publicado

em

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
[email protected]

Ela abre a bíblia e prega a mensagem com eloquência. Consola, exorta e edifica. Através da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, a Apóstola Dayse Costa, primeira mulher líder de uma grande igreja no Acre, a Igreja Renovada, apascenta o rebanho deixado por seu falecido esposo, o Apóstolo Afif Arão, que morreu no último 1º de julho, vítima de uma pneumonia viral.

Setenta dias após a morte de Arão, a reportagem de ac24horas voltou ao templo da Igreja Renovada, na Rua Jaguari, no bairro Estação Experimental, local onde aconteceu o velório de Afif, e comprovou: a Igreja Renovada, agora sob a liderança da Apóstola Dayse continua em franco crescimento espiritual e quantitativo.

Mas, substituir um dos maiores líderes espirituais da história do Acre, não é tarefa fácil para a Apóstola. Além de cuidar dos filhos Lucas e Dayana, Dayse tem sob sua responsabilidade um rebanho de mais de cinco mil pessoas, entre idosos, jovens, crianças, mulheres e adolescentes. Gente de classes sociais e gostos diferentes.

Para cuidar dessas pessoas, ela conta com doze líderes que estão sob sua imediata coordenação, que por sua vez contam com mais doze numa sequencia de multiplicação que gera “novos discípulos e líderes”, como dizem os membros da chamada “família G12”.

Nossa reportagem foi recebida pela Apóstola logo após o término do culto na noite deste domingo, 09. O dia inteiro foi de seminário para a família, com palestras durante três períodos proferidas pelo Apóstolo Junior Ayub, de Manaus, amigo da família de Arão.

Firme em suas palavras, como no dia do velório de seu esposo, a Apóstola disse que “a Igreja Renovada não sofreu um impacto de paralisia. Tudo que aconteceu com a morte de nosso Apóstolo serviu de um grande estímulo para que continuássemos a conquista que já era um sonho de todos.  Na realidade houve um despertar da igreja. Há um mover muito maior. Uma frequência muito maior. Um crescimento extraordinário. E Deus converteu o nosso luto em alegria. Claro que a falta dele é incontável, mas o nosso amor por Cristo é infinitamente maior”, diz a Apóstola.

Em qualquer país árabe, e até em algumas organizações religiosas do ocidente, onde imperam doutrinas religiosas machistas ou carregadas de discriminação contra as mulheres, a Apóstola Dayse nem de perto teria a oportunidade de liderar.

Ela, porém, com base na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, argumenta que “na realidade nós não enxergamos homens e mulheres. São ovelhas e precisamos apascentar a todos”. Apesar do argumento, a Apóstola admite que a falta de uma referência masculina como Afif Arão “deixou alguns homens se sentido órfãos. Tenho consciência de que jamais vou tomar o lugar dele. Mas no que depender de mim, de alguma palavra de edificação, estarei pronta para suprir”.

Para liderar o rebanho, a Apóstola busca em Jesus o exemplo. “Jesus é a minha maior referencia. Apesar de Débora ter sido uma excelente juíza, mas pra mim o modelo continua sendo Jesus, o maior motivo da minha inspiração”, completa.

“Estamos apoiando Marcus Alexandre pra prefeito”, diz Apóstola ao defender inclusão da igreja nos temas sociedade e política

Considerado o “cérebro político” do hoje deputado Astério Moreira, o Apóstolo Arão sempre defendeu a inclusão da igreja nos debates sobre política e sociedade.

O projeto político deixado por Arão continua. Para a Apóstola Dayse “a igreja não pode estar dissociada de temas importantes da sociedade. É isso que também ensinamos”, diz.

Sobre os candidatos da Igreja Renovada, a líder espiritual reforça que a instituição tem seus nomes definidos para essas eleições. “Estamos com o Nelson da Vitória para vereador e o Marcus Alexandre para prefeito”, completa.

O apoio ao candidato petista é uma herança da amizade entre Sebastião Viana e Afif Arão. O governador chegou a ir a alguns cultos na Igreja Renovada, local onde recebia orações.

Na Marcha Para Jesus deste ano, Sebastião cumpriu todo o itinerário do evento num trio elétrico ao lado de Afif e Dayse.  A amizade entre as duas famílias perdura. “Nossa amizade não passa pelo cargo que ele ocupa. É pela pessoa que ele guarda dentro de si. São valores em favor da família e princípios que nós defendemos”, encerra a Apóstola Dayse.

Liderança da apóstola é aprovada por seus discípulos

Em toda a igreja o sentimento é de que após a morte de Afif Arão houve um despertar espiritual que gerou crescimento ou o chamado avivamento.

“Houve um despertar na igreja. A Apóstola tem tido um cuidado muito grande com os irmãos. Há um real avivamento se reaproximando de nossa igreja. Milagres estão acontecendo”, conta o discípulo Arleudo Cavalcante da Costa, que é empresário.

Outro que testemunha o novo momento da denominação religiosa é Reginaldo Lima, um dos líderes da Igreja Renovada. “O Apóstolo faz falta, mas houve sim um despertar entre nós”, afirma.

Leia sobre assunto relacionado:
>>> Líder da Igreja Renovada no Acre, apóstolo Afif Arão morre em Manaus-AM
>>> Pastor Agostinho: “senti muito a morte do meu grande amigo, apóstolo Afif Arão”
>>> Repercussão da morte de Afif Arão revela a importância do líder religioso para o Acre
>>> Despedia de um homem de Deus! Apóstolo Arão é sepultado no cemitério Morada da Paz
>>> Vida e Obra do apóstolo Afif Arão será exposta no Memorial dos Autonomistas

Você pode gostar também de:
>>> O Voto em nome de Deus!

 

 

 

Acre

Marcio Bittar participa de reunião com pastores na capital

Publicado

em

O senador licenciado e candidato ao governo do Acre pelo União Brasil, Marcio Bittar, participou na manhã deste sábado (24) de uma reunião política com pastores, entre os quais Antônio José, candidato a deputado federal. No encontro estava ainda o candidato a deputado estadual Josemir Anute. Na noite anterior Bittar esteve na Vila do V, em Porto Acre, para prestigiar encontro realizado pelo também postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa, professor Luan Luz.

Em ambos os encontros, Bittar lembrou a importância, para o Acre, da reeleição do atual presidente da República. “Bolsonaro já fez muito pelo Estado nestes quatro anos, e vai fazer muito mais no próximo mandato”, disse ele.

Aos pastores e fiéis presentes na reunião deste sábado, ele lembrou que Bolsonaro é contra o aborto e a descriminalização das drogas, duas pautas defendidas pelo principal adversário político do presidente nas eleições deste ano.

“Bolsonaro é a favor da vida, e já provou que reconhece a maior votação que o Acre, proporcionalmente, lhe deu na eleição de 2018. Nós vamos repetir esse feito, e é por isso que peço votos para ele por onde tenho passado”, disse Bittar.

O senador licenciado lembrou ainda que, durante a pandemia, foi Bolsonaro quem providenciou 1,5 milhão de doses de vacina para os acreanos e os respiradores que salvaram centenas de vidas.

Entre os feitos do presidente em prol dos acreanos, Bittar elencou ainda importantes obras de infraestrutura na capital e no interior do Estado, a exemplo dos viadutos a serem construídos em Rio Branco, o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia e a pavimentação da Estrada da Variante, em Xapuri.

“Foi com o apoio do Bolsonaro que consegui, como relator do orçamento, enviar mais de 1 bilhão de reais para todas as prefeituras e para o governo do Estado”, concluiu Marcio Bittar.

Continuar lendo

Acre

No Acre, ex-flamengo Léo Moura pede voto para Alan Rick

Publicado

em

O programa em que o ex-lateral do Flamengo, Léo Moura, pede que o Acre eleja Alan Rick Senador começou a circular no horário eleitoral gratuito das TVs e rádios nesta sexta-feira, 23. O candidato replicou a peça em suas redes sociais.

Léo Moura esteve no Acre na última quarta-feira, 21, para visitar o núcleo da escolinha de futebol Passaporte para Vitória, na Cidade do Povo, em Rio Branco. O Acre ganhou dois núcleos da escolinha com emenda destinada por Alan Rick e já contempla 600 crianças e adolescentes gratuitamente. O segundo funciona em Cruzeiro do Sul.

No programa eleitoral gravado no campo da Cidade do Povo, construído com emenda de Alan Rick, Léo agradeceu a destinação dos recursos para instalação dos núcleos. “Graças a você esse projeto chegou aqui no Acre, fruto de emenda sua. Estou muito feliz por essas crianças estarem sendo beneficiadas por esse projeto. Então, quero fazer um pedido a população: no dia 2 de outubro, para o Senado, é Alan Rick 444”, disse.

Alan Rick tem dito em entrevistas que deseja expandir o projeto. “Esse é um trabalho social muito importante, ocupa parte do contraturno escolar das crianças e adolescentes, ensina valores, forma cidadãos, além de criar a oportunidade de desenvolver talentos. Quem sabe surjam novos craques como o goleiro Weverton, acreano, como o próprio Léo, que nasceram em famílias sem condições financeiras de matricula-los em uma escolinha de futebol particular. Se Deus quiser, poderemos instalar núcleos do Passaporte para Vitória em outros municípios acreanos”, disse em entrevista ao jornalista José Alex.

Continuar lendo

Acre

Relator decide na próxima semana se aceita denúncia contra Gerlen

Publicado

em

Nesta próxima semana, o desembargador Laudivon Nogueira, vai decidir se aceita ou não a denúncia de crime eleitoral supostamente praticado pelo deputado estadual Gerlen Diniz, Progressistas.

Gerlen, que é candidato a deputado federal, foi denunciado à justiça eleitoral por ter pedido voto na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante discurso realizado na sessão realizada pelo parlamento estadual no último dia 13 de setembro.

Após ser alertado por outros parlamentares de que poderia estar incorrendo em possível crime eleitoral, Gerlen Diniz pediu que seu pedido de voto fosse retirado das notas taquigráficas e o vídeo da sessão foi retirado das redes sociais.

No processo enviado à justiça eleitoral, é pedido uma ação de investigação judicial eleitoral já que Gerlen teria cometido crime eleitoral ao pedir votos em um setor público, o que é vedado pela lei.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE), o desembargador Laudivon Nogueira, relator, deve manifestar seu voto em relação ao processo durante a próxima semana, ainda antes da eleição.

Continuar lendo

Acre

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Acre neste sábado

Publicado

em

O ac24horas reúne diariamente informações sobre os encontros, reuniões e compromissos dos candidatos do Estado do Acre neste período oficial de campanha.

Aqui você fica sabendo de tudo sobre as eleições 2022.

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo acreano neste sábado, 23.

David Hall

– 06h até 06h20: Reunião com funcionários do Varejão Popular;

– 14h até 14h20: Reunião com funcionário no Arasuper do Wanderley Dantas;

– 15h até as 16h: Reunião com moradores do Bairro Belo Jardim, acompanhado do Candidato a Deputado Estadual Roberto Pinto.

Mara Rocha

– 10h até às 11h30: Reunião com apoiadores e militância em Sena Madureira;

– 12h até às 14h: Almoço com a maçonaria;

– 16h até às 17h: Reunião com Sr. Gentil do MDB;

– 19h até às 20h: Visita a ExpoSena.

Sérgio Petecão

– 09h: Reunião com amigos do Pablo e Bruno Rosela, em Sena Madureira;

– 11h: Costelão da marçonaria, no Cenário parque;

– 12h: Deslocamento para Rio Branco;

– 16h: Caminhada na região do Taquari, concentração em frente a Escola Elias Mansour Simão Filho;

– 18h30: Reunião com lideranças, mulheres e dirigentes evangélicas da Assembleia de Deus, Espaço A.

Professor Nilson

– 10h30: Reunião de planejamento de comunicação;

– 17h: Visita ao Centro Caminho do Sol na Vila Acre;

* As assessorias de Gladson Cameli, Jorge Viana e Marcio Bittar não informaram as agendas dos candidatos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.