Menu

Anibal Diniz: “Sou o senador de todos os acreanos”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Frase foi dita ontem pelo novo 1º vice-presidente do Senado Federal, Aníbal Diniz, durante entrevista coletiva


O senador acreano Aníbal Diniz, do PT, falou na manhã de ontem sobre a sua nomeação para a 1ª vice-presidência do Senado Federal. Ele foi indicado pelo também senador petista Jorge Viana, inicialmente cotado pelo partido para ocupar o cargo. Diniz preenche a vaga deixada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), convidada pela presidente Dilma para substituir a ex-ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Publicidade

Para Aníbal, o cargo conquistado é resultado da inovação pela qual a Frente Popular do Acre (FPA) sempre buscou. “Não sou o senador do PT, mas de toda a nossa coligação. Meu mandato simboliza o sentido da palavra ‘coletividade’ ao se pautar pela ideia de muitos. Essa coletividade se renova todos os dias, pois sempre buscamos a novidade para a política. Nossa história é marcada pelo novo, e a escolha de meu nome para a vice-presidência do Senado é a prova disso, pois representa uma ousadia.”


politica_150912_4.jpgANÍBAL esteve em 2011 entre os sete melhores senadores

Para assumir a função, Diniz passou, na quarta-feira (12), por votação em plenário e obteve vitória folgada – dos 65 senadores presentes à sessão, 61 aprovaram a nomeação de Diniz, entre eles o parlamentar acreano de oposição Sérgio Petecão (PSD). Aníbal é suplente do ex-senador e atual governador do Acre, Tião Viana. Ele é o primeiro suplente a ocupar o cargo. A função será exercida até 2 de fevereiro de 2013, último dia de mandato da atual nesa diretora, que tem como presidente José Sarney.


“O mandato é de pouco mais de quatro meses. Se fosse por um período menor, estaria orgulhoso da mesma forma”, disse o senador. Ele rebateu a pergunta feita por uma repórter de um veículo nacional a um dos parlamentares do Senado sobre um possível rebaixamento da Casa com a nomeação de um suplente à vice-presidência. “Não existe mandato de primeira e segunda classes, mas mandato qualificado ou não à função”, declarou.


Sarney avaliou positivamente a escolha de Aníbal para o cargo: “Em vossa excelência sempre vi a humildade, a tranquilidade, a sua serena recusa aos holofotes e o seu permanente trabalho nas comissões e no plenário, e, sobretudo, o seu ameno convívio, que sempre foi muito humano”, elogiou, ao final da votação. Com a saída de Marta Suplicy, o Acre passa a ser o único Estado do Brasil a ter dois senadores do PT.


Frente Popular comemora nomeação

A nomeação de Aníbal Diniz para a vice-presidência do Senado foi comemorada pelos presidentes dos partidos que integram a Frente Popular do Acre (FPA) e dos políticos que cumprem mandatos pela coligação, que governa o Acre há quase 13 anos.


De acordo com o senador Jorge Viana, não é por acaso que Diniz está na cadeira antes ocupada por Tião Viana. “A escolha de Aníbal para ser suplente do Tião teve critérios diferentes do que costumamos ver na política. Foi uma maneira de premiar um dos militantes mais atuantes do Acre, que ficou ao meu lado durante os oito anos em que fui governador e nos quatro anos em que o Binho também governou o Estado. Ele é um dos fundadores do PT no Acre e contribuiu com tudo que nós fizemos. Isso mostra que ele está preparado para exercer a vice-presidência do Senado”, destacou.


“O Aníbal sempre foi um militante e gestor que nos servia como porta-voz perante a sociedade. Hoje ele é um dos melhores quadros da Frente Popular não só por ser um dos senadores mais atuantes, mas pela eficiência e competência com que representa o povo do Acre em Brasília”, comenta o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.


Para o presidente estadual do PT, Leonardo de Brito, é uma satisfação para o partido participar mais uma vez de um momento importante para a política do Acre e da FPA. “O nosso Estado tem contribuído bastante para o cenário político nacional, e o Aníbal faz parte dessa geração que tanto nos orgulha”, disse.


Escrito por Leandro Chaves – leandrochaves@pagina20.com.br

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido