Menu

Incêndio na obra do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco causa pânico em pacientes e funcionários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Um incêndio na obra do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), nesta quinta-feira, 13, casou pânico nos pacientes e funcionários do Pronto Socorro, que funciona anexo à construção.

Publicidade

As chamas teriam iniciado nos cabos de alta tensão que conduzem energia para a obra e para a unidade de saúde, que teve o fornecimento cortado e os pacientes dos leitos de UTI e internados transferidos para outros hospitais da cidade.


Segundo um dos vigilantes terceirizados que presta serviços no Huerb, os cabos que estão acumulados de forma improvisada pelo canteiro de obras, começaram a estourar e as chamas tomaram conta da fiação.


O incêndio poderia ter se transformado em uma verdadeira tragédia. Se o fogo se propagasse poderia ter atingido um recipiente de oxigênio líquido e provocado uma explosão de grandes proporções atingindo todo o hospital.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Bastante fumaça saia da casa de força. A secretária de Saúde Suely Melo chegou ao local, acompanhada do diretor administrativo do Huerb, minutos após o início do incêndio.


Em Pânico, paciente ligavam de linhas móveis, para os jornalistas que faziam a cobertura no local. Parentes de pessoas que estavam internadas na unidade de saúde denunciaram que o problema de energia persiste há mais de dois dias.


De acordo com pacientes, na noite de segunda-feira, 11, o pavilhão A e B, que recebe as pessoas que sofrerem intervenção cirúrgica ficaram sem energia, por 1h e 10m. Eles reclamam ainda da falta de ar-condicionado e dos fios expostos nos banheiros do hospital.


Alguns entraram em pânico, mas segundo os gestores do Huerb, “não há riscos e não foi nada grave”. A secretária Suely Melo informou que uma reunião foi convocada para avaliar o problema que motivou o incêndio.


“Segundo informações do Corpo de Bombeiros, aconteceu um curto circuito na fiação do prédio em construção e isso causou certo pânico dos funcionários. Graças a Deus, os bombeiros chegaram a tempo e conseguiram controlar o fogo”, enfatizou Suely Melo.


A secretária informou ainda, que a energia da unidade de saúde foi cortada para dar segurança aos pacientes. Os pacientes foram transferidos em regime de urgência para a UTI do hospital conveniado Santa Juliana e demais unidades de saúde do Estado.


“Todos os pacientes da UTI estão sendo levados para outros leitos de UTI. Outros pacientes menos graves estão sendo encaminhados para as UPAs. Está tudo sob controle, não haverá prejuízos com relação a eficiência do trabalho de assistência”, destacou.

Publicidade

Uma reunião com a equipe técnica da Eletrobrás e Corpo de Bombeiros definirá o reestabelecimento de energia do Huerb. Sobre o acumulo de cabos de energia de forma improvisada no canteiro de obras, Suely Melo disse que todas as providências serão adotadas.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido