Menu

Apesar da proibição, incidência de queimadas aumentou no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Onde há fumaça, há fogo. O ditado popular pode ser aplicado no Acre. Os números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) explicam por que uma densa cortina de fumaça invadiu o céu nos últimos dias em Rio Branco e no interior.


Segundo dados do Sistema de Monitoramento de Queimadas, a incidência de incêndios no estado aumentou em relação ao ano passado. De janeiro a setembro de 2011, foram registradas 946 queimadas. No mesmo período deste ano, já são 1.513 registros.

Publicidade

A situação tende a se agravar. Nesta terça-feira (11), o INPE considerou algumas regiões do Acre como críticas ou de alto risco de fogo. Apesar disso, o governador Sebastião Viana (PT) voltou a defender o uso do fogo. Uma ação na Justiça ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado pede a liberação das queimadas.


Este é o primeiro ano de proibição total de queimadas no Acre. As restrições começaram em 2009, por meio de ações civis públicas dos ministérios públicos Federal e Estadual. Em 2011, somente a Regional do Vale do Juruá tinha autorização para a queima, mas este ano a proibição atinge todo o Estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido