Conecte-se agora

Brasil perde apenas para os Estados Unidos em consumo de crack

Publicado

em

O Brasil perdeu apenas para os Estados Unidos em número de usuários de cocaína em pó e crackno ano de 2011. Foram 2,8 milhões de consumidores no país, contra 4,1 milhões registrados pelo primeiro colocado, segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada hoje (5), na capital paulista.

Quando as duas drogas são consideradas isoladamente, de acordo com a pesquisa, o Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína. Os resultados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) foram publicados na página do Inpad na internet.

Segundo o médico Ronaldo Laranjeira, organizador do estudo, enquanto os países desenvolvidos diminuem o consumo da droga, os emergentes como o Brasil estão na contramão, elevando o número de usuários. “Isso mostra que temos uma rede de tráfico no Brasil inteiro que sustenta quase 3 milhões de usuários de cocaína ecrack”, disse.

No ano passado, o consumo da cocaína intranasal (cheirada) foi mais elevado que a pulmonar (crack e oxi), com 2,3 milhões de usuários adultos e 226 mil adolescentes. Na forma de crack e oxi, o número de usuários foi de 1 milhão de adultos e 18 mil adolescentes. De acordo com o levantamento, 17% do total de usuários consumiram os dois tipos de droga.

Apesar de o número dos usuários de crack ser inferior ao da cocaína intranasal, esse é o público que mais preocupa o médico. “É a população que tradicionalmente tem uma mortalidade maior. Com certeza, 1 milhão de usuários de crack é problema muito mais preocupante que [cerca de] 2 milhões de usuários de cocaína”, disse Laranjeira.

De acordo com o estudo, 27% dos usuários dos dois tipos de cocaína – em pó, de uso nasal, e em pedra, fumada – consumiram a droga todos os dias ou ao menos duas vezes por semana, no ano passado. Quase metade (48%) foi identificada como dependente químico, mas apenas 30% deles disseram ter a intenção de interromper o uso.

Outro ponto preocupante abordado pelo relatório foi a idade de iniciação. Os usuários que experimentaram cocaína antes dos 18 anos de idade são quase metade (45%). Além da iniciação precoce, o acesso à droga também é facilitado, pois 78% deles consideraram fácil encontrar o produto.

A busca pelo tratamento entre os usuários de cocaína e crack, além disso, mostrou-se baixo, menos de 10%.“O acesso é muito difícil no Brasil e a qualidade do tratamento é muito precária. Então, é isso que a gente tem que mudar, nós temos que criar um sistema que realmente funcione”, disse Laranjeira.

Segundo o estudo, quase metade dos usuários de crack e cocaína está concentrada no Sudeste (46%). Para Laranjeira, isso comprova que relacionar uso dessas drogas com a pobreza é ingenuidade. “A droga segue o dinheiro”, disse o médico.

Para Laranjeira, o alto índice de usuários do Nordeste (25%) mostra que a melhora das condições sociais da região tenha trazido como consequência o aumento do consumo de cocaína e crack. “Os países onde mais se consume droga são os que têm mais dinheiro. Não é à toa que os Estados Unidos são o primeiro mercado”, completou.

Acre

Torcedores comemoram gols do Brasil contra Coreia no Shopping

Publicado

em

Mal rolou a bola no estádio 974 em Doha, no Catar entre Brasil e Coreia do Sul, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo nesta segundna-feira, 5 e os milhares de torcedores que lotam a praça de alimentação no Via Verde Shopping, em Rio Branco, foram a loucura com os dois gols da seleção brasileira.

O clima no estabelecimento é de euforia com os gols de Vinícius Junior e Neymar – que retornou ao time após recuperação da lesão no tornozelo.

Dois torcedores relataram a reportagem do ac24horas que a tendência é que a seleção vença com uma goleada para encarar a Croácia com moral rumo ao Hexa. “Vamos vencer e bem, com goleada”, comentou Jean Carlos.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Emerson Jarude é eleito presidente do MDB em Rio Branco

Publicado

em

Em eleição ocorrida na sede do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nesta segunda-feira, 5, o vereador e deputado eleito, Emerson Jarude, foi eleito presidente da sigla em Rio Branco no biênio 2023-2024.

A votação aconteceu com chapa única com a participação maciça dos filiados da sigla em Rio Branco. Segundo o novo presidente, o objetivo será buscar nomes qualificados para a disputa da prefeitura em 2024.

Jarude relembrou sua entrada no MDB e agradeceu o apoio recebido da direção. “Nosso método de trabalho sempre foi respeitado dentro do MDB e fico grato que o partido tenha reconhecido”, declarou.

A chapa eleita conta com Emerson Jarude, presidente, Pádua Bruzugu 1º vice-presidente, Williandro Derze 2º vice-presidente, Edvilson Moura secretário, Fernando Cabanelas secretário adjunto, João Marcos Luz tesoureiro, Franck Vidal 2º tesoureiro, Atevaldo Santana 1ª vogal e André Marques Miguéis como 2ª vogal.

Continuar lendo

Acre

Acreano revela que já gastou R$ 1.500 em cerveja na Copa

Publicado

em

Além de mexer com as emoções do torcedor a Copa do Mundo também movimenta o comércio. Além da venda de camisas, bandeiras e outros produtos que remetem a seleção brasileira, o que aumenta também a venda de bebida durante os jogos do Brasil.

O empresário Anderson Paiva é um bom exemplo de quem gosta de assistir aos jogos da seleção tomando umas e outras. Ele conta que nos três jogos do Brasil já gastou um bom dinheiro. “Olha, desde o início da Copa se for fazer as contas, já deu uns 1.500 reais. Em dia de jogo do Brasil a gente tem que tomar uma”, afirma.

Aesar do aumento de vendas nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, os comerciantes reclamam que as vendas têm sido menores do que as registradas quatro anos atrás

“A gente percebeu uma diminuição em relação à Copa do Mundo passada. Eu não acredito que seja por causa dos aplicativos, até porque eles cobram pela entrega, então muita gente prefere vir direto comprar”, conta Lauanderson dos Santos, que trabalha em uma distribuidora de bebidas.

A opinião é compartilhada por Aurimar da Silva que trabalha em outra distribuidora. “As vendas estão fracas. Espero que o Brasil avance de fase e aí a gente possa lucrar mais”, explica.

Continuar lendo

Acre

Saiba onde assistir os jogos da Seleção Brasileira, em Rio Branco

Publicado

em

Com o maior evento de futebol do planeta acontecendo no Catar, bares e restaurantes se preparam para transmitir os jogos, assegurando uma programação especial para atrair os torcedores.

Nesta segunda-feira, 05, a Seleção Brasileira entra em campo, em sua quarta partida contra o time da Correia do Sul, às 14 horas, no horário do Acre.

O ac24horas separou os locais com as melhores coberturas dos jogos, com garantia de segurança e diversão. Acompanhe.

– Via Verde Shopping

O Via Verde Shopping, preparou uma estrutura completa para a transmissão da Copa do Mundo. Com dois telões disponíveis na Praça de alimentação, durante o jogo da Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, terá ainda a apresentação da banda Novo Samba. O local funcionará das 10h às 22h.

– Concha Acústica

Com um telão ampliado, cobertura na arquibancada, praça de alimentação e apresentação artísticas antes e depois dos jogos, a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, é uma das melhores opções para acompanhar os jogos da seleção brasileira.

– Seringal Bier

No jogo do Brasil desta segunda-feira, 05, o Seringal Bier preparou um open bar para quem quer comemorar a vitória de verdade. A festa inicia às 13 horas e tem show no pós-jogo com Jackson e Gabriel.

– Tardezinha Grill e Fishes

Hoje tem mata mata do Brasil e Coreia do Sul na Copa do Mundo e o Tardezinha Grill e Fishes preparou uma super transmissão, com shows de Vinícius Rodrigues e Pagodinho do Edd.

– Tardezinha BBQ

O Hexa vem aí, e quem quer torcer e se divertir nesta segunda-feira, 05, encontra no Tardezinha BBQ a melhor transmissão da cidade, além de um cardápio variado e promoção de cerveja. Tudo isso ao som de Samba Brother, Cantor Gil, Hangell Borges e DJ Felipe de Paula.

-Recanto Food&Beer

O Recanto Food&Beer, bar e restaurante na Estrada Dias Martins, preparou uma promoção especial durante os jogos do Brasil. Além de assistir a seleção brilhar em campo, terá uma DELICIOSA Feijoada por apenas R$19,99. E em cada gol do Brasil, vai rolar 1 garrafa de cachaça para a casa inteira.

– Casa do Rio

Na Casa do Rio, além de ser servido almoço, com aquela promoção especial nos peixes, durante os jogos da seleção brasileira, você poderá acompanhar nos telões disponíveis no espaço, aproveitar caipirinha em dobro e participar do bolão.

– A Confraria Gastrobar

Brasil X Coreia do Sul é na Confraria Gastrobar. O local estará aberto a partir das 12h, com a transmissão do jogo em telão e TVs, além de promoções nas cervejas longneck.

– JUPARÁ CHOPERIA (Galeria Center Ville)

O time da Jupará da Galeria Center Ville entra em campo com a melhor transmissão dos jogos do Brasil e Coreia do Sul, nesta segunda-feira, 5. Com diversas promoções das 13h às 16h.

– Suprema Erva-mate

Quer assistir os jogos do Brasil e ainda fugir do calor do Acre tomando aquele delicioso e gelado Tereré? A Suprema Erva-mate vai transmitir todas as partidas da nossa seleção.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.