Menu

Deputado propõe desobediência civil de igrejas que pagam impostos à prefeitura da capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em pronunciamento na sessão legislativa desta quarta-feira (05) na Alec, o deputado estadual Walter Prado (PEN) sugeriu “desobediência civil” as lideranças religiosas de Rio Branco (AC) que estariam sendo obrigadas ao pagamento à prefeitura do municípío de Impostos sobre a Propriedade predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de esgoto dos templos que lideram dentro da cidade.


Prado afirma que a prefeitura descumpre a lei federal 3.193/57 que proíbe à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios  lançar imposto sobre templos de qualquer culto, bens e serviços de partidos políticos, instituições de educação e de assistência social.

Publicidade

Contudo, a lei estabelece regras para que haja a isenção dos impostos, tais como, plenitude da aplicação dos recursos no País e que todo o dinheiro arrecadado seja gasto objetivamente nas ações religiosas, quando se tratar dos templos.


A lei estabelece que para obter a isenção fiscal, os interessados devem juntar documentação necessária que comprovem junto à autoridade administrativa competente, que decidirá no prazo máximo de 30 dias sobre a cobrança ou não dos tributos.


Em seu discurso, o deputado não relatou se os líderes religiosos estariam conseguido comprovar junto ao município de Rio Branco os gastos das igrejas exclusivamente com os interesses do culto a sua respectiva dividade.


Edmilson Alves, de Rio Branco (AC)
edmilsonacre@yahoo.com.br


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido