Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre assina termo de cooperação técnica com o Peru para ensino de língua estrangeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O cônsul-geral do Peru no Acre, Jesus Carranza, acompanhado do cônsul adjunto Sandro Baldarrago, visitou o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen assinaram um termo de cooperação técnica para o ensino de língua estrangeira nas escolas acreanas e peruanas. A ideia é haja a inclusão na grade curricular do ensino fundamental e médio o ensino da língua portuguesa, no Peru, e da língua espanhola, no Brasil, nas zonas fronteiriças, assim como o ensino das línguas nativas.


O primeiro passo nesse sentido, dado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, é a construção de quatro Centros de Ensino de Línguas (CEL), nas cidades fronteiriças de Plácido de Castro, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.


A visita é uma continuidade do que foi discutido no Seminário Internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste (Brasil, Bolívia e Peru)”, realizado em junho deste ano, pelo governo do Estado.

Anúncio


O cônsul Jesus Carranza afirmou acreditar na integração subnacional e citou 14 acordos entre os governos brasileiro e peruano, firmados na gestão dos ex-presidentes Lula e Alejandro Toledo. “Esses acordos têm possibilitado que muito seja feito pelos dois países em prol da integração e desenvolvimento.”


A proposta é envolver também a Bolívia e facilitar o ingresso e o reconhecimento dos estudos em nível de ensino médio e universitário entre os três países; bem como promover a realização de jogos escolares interamazônicos fronteiriços Brasil, Bolívia e Peru, nos quais se permitam a competição desportiva dos estudantes nas diferentes disciplinas.


Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido