Conecte-se agora

Soldados da Borracha acrianos vão assinar hoje livro Heróis da Pátria

Publicado

em

Mais de 65 mil “Soldados da Borracha”, incluido os acrianos,  serão homenageados, nesta quarta-feira (4), no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A solenidade de exaltação e inscrição no livro dos Heróis da Pátria busca reconhecer a contribuição neles na defesa e proteção da Pátria. Jovens da região Norte e Nordeste foram convocados, à época da 2ª Guerra Mundial, para servirem no esforço de guerra para a produção da borracha nos seringais da Amazônia.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, é a autora da lei que inscreve o nome do grupo “Seringueiros Soldados da Borracha”, no Livro dos Heróis da Pátria. Segundo ela, mais de 65 mil brasileiros entre homens e mulheres, idosos e até crianças, deslocaram-se para a Amazônia, durante a 2ª Guerra Mundial, para trabalhar na produção extrativista do látex para suprir as necessidades de borracha durante o conflito mundial.

“Os Soldados da Borracha contribuíram com suas vidas para o desenvolvimento e proteção do povo brasileiro”, lembrou a deputada.

Participarão da solenidade nove seringueiros Soldados da Borracha do Acre e seis de Rondônia. Entre eles, a heroína acreana Vicência Bezerra da Costa de 80 anos. Em conjunto com o Governo do Distrito Federal, a homenagem contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o Governador do Distrito Federal (GDF), Agnelo Queiroz, deputados federais e distritais; entre outras autoridades.

Pensão de ex-combatente

Perpétua Almeida também é relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que equipara a pensão dos Soldados da Borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra, conhecidos como pracinhas. De acordo com a proposta, a pensão dos Seringueiros Soldados da Borracha passará de dois para sete salários mínimos. A PEC prevê, ainda, gratificação natalina no mesmo valor da aposentadoria dos ex-combatentes de guerra. A matéria aguarda para ser votada na Câmara dos Deputados.

Segundo Perpétua Almeida, os Soldados da Borracha estiveram sujeitos a condições de trabalho e sobrevivência extremamente severas e devem ser remunerados e homenageados já que contribuíram para defesa da Pátria. Ela lembra que para convencer e estimular jovens brasileiros a se alistarem para a batalha da borracha, a imprensa brasileira da época estampava frases como “Eles estão lutando como os melhores soldados da democracia em prol da vitória comum”.

“A história demonstra a importância e a valiosa participação dos Soldados da Borracha na 2ª Guerra Mundial”, diz a deputada, lembrando que o seu estado de origem – o Acre – concentra mais da metade dos pensionistas da Região Norte.

Acre

Nilson Euclides comparece ao debate com apoio da militância

Publicado

em

O candidato ao governo, professor Nilson Euclides (PSOL) foi o último a chegar aos estúdios da TV Acre para o debate com os postulantes ao Palácio Rio Branco nesta terça-feira, 27, em Rio Branco.

Com apoio de dezenas de apoiadores de esquerda, Euclides se disse confiante. “Fundamental para a democracia”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha é recebida com festa antes de debate na TV Acre

Publicado

em

A candidata ao governo do Estado do Acre, deputada federal Mara Rocha (MDB) compareceu ao debate com os candidatos ao governo abraçada pela militância emedebista.

Com danças e ao som do jingle de campanha, Rocha chegou e foi abraçado pela militância presente na frente da emissora.

A candidata que estava acompanhada do vice-governador Major Rocha, não quis conversar com a reportagem.

Continuar lendo

Acre

Petecão se reúne com familiares de detentos antes do debate

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Sérgio Petecão (PSD), se reuniu na entrada da TV Acre com representantes dos detentos em frente a emissora e prometeu tomar providências caso seja eleito ao comando do Palácio Rio Branco. Sobre os protestos, Petecão disse que é obrigação do governo atender as reivindicações dos familiares. “Me solidarizo e considero isso uma falta de respeito”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Na TV Acre, Bittar diz que vai prestar contas do mandato de senador

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Márcio Bittar (União Brasil) chegou na noite desta terça-feira, 27, em seu veículo para participar do debate da TV Acre, em Rio Branco. Sem o apoio de militantes, ele disse que deverá prestar contas do seu mandato como senador no Congresso Nacional. “Antes de prometer, devemos prestar contas do que fizemos”, comentou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.