Menu

Obra de UPA com recursos assegurados há três anos é usada como promessa de campanha pelo PT em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Mesmo com os recursos garantidos junto ao Ministério da Saúde (MS), há três anos, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, vem sendo usada como promessa de campanha por Henrique Afonso (PV), candidato a prefeito do município, apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Anúncio

A portaria do Ministério da Saúde (MS), de nº 2.337, de 06 de outubro de 2009 – autorizou e disponibilizou recursos financeiros no valor de R$ 2 milhões para construção de uma UPA Porte II, no Município de Cruzeiro do Sul. O MS determinou que o Fundo Nacional de Saúde transferisse o dinheiro ao Fundo Estadual de Saúde do Acre.

Logo após a publicação da portaria, em 2009, o Ministério da Saúde creditou R$ 200 mil – na conta do Fundo Estadual de Saúde do Acre. O valor equivale a 10% da proposta, para inicio das obras, conforme extrato disponibilizado no site www.fns.saude.gov.br . Quase três anos, após a liberação dos recursos, a obra ainda não foi iniciada e virou promessa de campanha.

Assim como acontece com o projeto Ruas do Povo, do Governo do Acre, que estaria sendo usado em todos os municípios para promover candidatos do PT e de partidos aliados, a UPA de Cruzeiro do Sul, se transformou em projeto de governo e promessa de campanha de Henrique Afonso. As obras deveriam ter sido iniciadas, ainda em 2009.

Segundo a portaria do MS de nº 2.820, de 28 de novembro de 2011, na Sessão III, Artigo 11, que dispõe sobre a instalação das UPAs, o gestor público teria até 18 meses, após a publicação da portaria de liberação dos recursos, para entregar a UPA em funcionamento, sob pena de ter que devolver o dinheiro ao Fundo Nacional de Saúde, caso o prazo não seja cumprido.

Segundo informações de gestores da área de saúde, de Cruzeiro do Sul, a proposta defendida nas promessas eleitorais, pelo próprio governador Sebastião Viana e seu candidato, Henrique Afonso, seria mais um engodo, já que grande parte da população não teria conhecimento que a UPA, já teria que está em funcionamento, no município.

O candidato apoiado pelo governador estaria prometendo em suas reuniões e comícios, a construção da UPA, uma obra que deveria ter sido executada pela administração estadual, ainda no mandato do ex-governador Binho Marques. A proposta não saiu do papel nós últimos três anos, voltando à cena em 2012, no período eleitoral.

O uso eleitoreiro de projeto e programas elaborados pelo Governo Federal se tornou o trunfo dos gestores ligados à Frente Popular, que esperam garantir sucesso nas urnas, surfando em propostas, onde deveriam ser apenas executores. Os programas eleitorais contam apenas com o apelo de propostas elaboradas fora do Estado.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.