Categories: Acre

“Não encaro julgamento do mensalão como vingança”, diz ex-senadora Marina Silva

Published by
Roberto Vaz

Fundadora histórica do PT, a ex-senadora Marina Silva disse nesta quarta-feira que não encara o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal como “um processo de vingança”. Marina, que deixou o partido, afirmou que a justiça deve ser feita, mas ponderou que o caso não pode ser transformado em um processo político pelos ministros do Supremo.


Ao falar sobre o julgamento, Marina citou o escritor William Shakespeare e disse que os culpados devem ser condenados.


“Sempre repito as palavras de Shakespeare. Para mim, o contrário de injustiça não é justiça, mas sim o amor. Porque toda justiça que não se pratica por amor não é justiça, é vingança. Não encaro isso como processo de vingança com ninguém”, disse a ex-senadora, em Manaus. “Que seja feita a justiça, não um processo político”, completou. Marina participou nesta quarta-fera de atividade da campanha do candidato do PSB à Prefeitura de Manaus, Serafim Corrêa.


“Que o processo inocente os que de fato são inocentes. Eu não sou aquele tipo de pessoa que quer alguém para o sacrifício”, disse a ex-senadora. “Não podemos querer alguém que seja crucificado em praça pública só para saciar alguma coisa. Nós queremos é que seja feita a justiça. Esse é o meu sentimento”, afirmou. “Não tenho nenhum prazer em absolutamente nada disso”.


Marina ajudou a criar o PT e deixou a sigla em 2009, depois de trinta anos de filiação e ingressou no PV. Em 2011, depois de disputar a Presidência, deixou esse partido. Atualmente a ex-senadora articula um movimento com a bandeira da sustentabilidade e da ética e cogita criar uma legenda.


Nesta eleição, Marina tem feito viagens por todo o Brasil para anunciar apoio a candidaturas a prefeito e a vereador de políticos de diferentes partidos como PSB, PT, PV, PPS, PSOL e PDT. A ex-senadora deve anunciar apoio ao candidato do PMDB em Londrina e estuda aderir a duas campanhas do PSDB, uma no interior de São Paulo e outra no Espírito Santo.


Os únicos partidos que não pretende apoiar nesta eleição são o DEM, PP e o PCdoB. Segundo aliados de Marina, o apoio ao PCdoB está descartado por conta da atuação do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na condução do debate sobre o Código Florestal e por embates constantes. Recentemente, Aldo criticou a participação de Marina na cerimônia de abertura da Olimpíada, em Londres.


Antes de ir a Manaus e reforçar a candidatura do PSB, Marina esteve em Belém para declarar apoio ao candidato do PSOL. A ex-senadora reforçará também as  candidaturas majoritárias do PSOL em Macapá; do PPS em São Luís e em Assis (SP); do PT em Contagem (MG), Taubaté (SP) e Amparo (SP); do PDT em Fortaleza e do PV em Campinas (SP). Em Maceió, a ex-senadora reforçou a candidatura à reeleição da vereadora Heloisa Helena (PSOL) e em São Paulo oficializou apoio ao candidato a vereador Ricardo Young (PPS).


Segundo aliados da ex-senadora, Marina tem simpatia pela candidatura de Patrus Ananias (PT) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, mas não dará seu apoio formal ao petista por analisar que a eleição está nacionalizada na cidade. Também não anunciará apoio no Rio, onde tem dois candidatos, Aspásia Camargo (PV) e Marcelo Freixo (PSOL), nem em São Paulo, onde disse não ter se identificado com nenhum candidato.


Cristiane Agostine / Valor


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Mega-Sena: nenhuma aposta acerta seis dezenas e prêmio acumula em R$ 6,5 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado neste e sábado…

27/04/2024

Motorista “fura” blitz, arrasta moto por 50 metros e é preso

Um jovem identificado como Thiago de Oliveira Ferreira, de 23 anos, foi preso na madrugada…

27/04/2024

Músico e poeta acreano Felipe Jardim sofre infarto e morre em casa

O músico e poeta acreano Felipe Jardim, que havia sido diagnosticado com cardiopatia na semana…

27/04/2024

Atlético mineiro goleia o Cuiabá fora de casa e assume liderança do Brasileirão

O Brasileirão tem um novo líder, pelo menos momentaneamente. Afinal, o Atlético-MG venceu o Cuiabá…

27/04/2024

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI)…

27/04/2024

Criciúma atropela o Vasco e recebe aplausos em São Januário

O Criciúma parecia o Manchester City jogando contra um time da Segundona Inglesa, em São…

27/04/2024