Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo do Acre entrega veículo e kits de combate às queimadas as prefeituras no Purus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Anderson Bodanese (Assessoria Sema)


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), entregou nesta quarta-feira, 29, a Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus (Regional do Purus), o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Acre.

Anúncios


Sena Madureira é a terceira cidade e sede de regional a receber o Plano, que prevê a ação conjugada de diversas instituições visando minimizar as queimadas e incêndios florestais. Juntamente com o documento, a Sema também entregou ao Corpo de Bombeiros um veículo e equipamentos de combate aos incêndios florestais financiados pelo Fundo da Amazônia (BNDES).


Foram disponibilizados 30 kits de combate aos incêndios florestais para Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. Cada kit é composto por luvas de segurança em couro, óculos de proteção fabricados em PVC, máscaras tipo lenço para combate, capacetes, abafadores contra incêndio, pinga-fogo com tanque de aço inoxidável, enxadas em aço especial, limas-chatas, foice em aço carbono especial, botina de segurança, mochilas costais para combate com tanque flexível e facões 128. Também foi cedida uma caminhonete 4 x 4 para uso do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira.


O plano traz dados e informações sobre o clima (envolvendo os níveis de precipitação pluviométrica e focos de calor em cada regional), mapas detalhados e o planejamento de atuação dos órgãos estaduais e federais na prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais em todo o Estado, assim como as ações relacionadas às alternativas produtivas ao uso do fogo.


Estavam presentes à solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Flávio Ferreira Pires, o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, representantes da Brigada do PrevFogo (Ibama),do ICMbio, Imac, Seaprof e demais autoridades civis e militares.


A importância do Plano


Para o capitão Antônio Marcos Silva Velasquez, comandante do 6º Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal da Regional Purus, todo apoio do governo, com equipamentos e elaboração do plano, é fundamental para o combate a incêndios no Estado. “Com o plano e o kit distribuídos pelo governo, quem ganha é a sociedade civil, pois agora o Corpo de Bombeiros poderá ser mais eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais. A Regional Purus é extensa, e isso dificulta agirmos em todas as localidades da regional, mas com os recursos distribuídos pelo governo amplia-se nosso campo de ação no combate a incêndios.”


O secretário Edegard de Deus afirmou estar otimista em relação à possibilidade de diminuição dos focos de calor e aos riscos de incêndios na região, lembrando que diversas providências têm sido tomadas, levando em conta aspectos preventivos: “O governador Tião Viana tem disponibilizado alternativas viáveis para que não haja necessidade do uso do fogo, que está proibido no Estado por uma ação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Além de estarmos promovendo os roçados sustentáveis, fazendo uso da mucuna já há algum tempo. Atualmente o governo vem disponibilizando máquinas e implementos, seja para o preparo dos terrenos a serem usados no plantio, seja para a manutenção e abertura dos ramais necessários ao escoamento da produção, ou mesmo para a construção de açudes”.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido