Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
O deputado Eber Machado (PSDC) denunciou na manhã desta quarta-feira, 29, na Aleac, um suposto esquema do grupo JBS S.A. (Friboi) para “quebrar” os frigoríficos do Acre.
Segundo o parlamentar, a empresa seria financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e estaria usando dinheiro público para dominar o mercado local.
“Como um frigorífico compra carne a R$ 5,00 e repassa ao comércio a R$ 4,00? Só pode ser para prejudicar as empresas do Acre ou então é lavagem de dinheiro”, diz Eber Machado.
O grupo empresarial que domina o mercado de carnes até nos EUA, estaria forçando os empresários acrianos a vender suas empresas, monopolizando o mercado no Estado.
De acordo com Eber Machado, mais de quatro mil famílias ficarão desempregadas, “com o fechamento dos frigoríficos que estão operando no vermelho, pela ação do Friboi”.
O BNDES seria dono de 30% do patrimônio do Friboi, que atua nos países da América do Sul e América do Norte, segundo Eber Machado.
O deputado denuncia ainda, que o Friboi está ditando as regras do comércio de carne no Estado, forçando aos comerciantes a estocarem produtos.
“A empresa não funciona aos sábados, domingo e feriados. Quem quiser comprar produtos nestes dias precisa ligar para a matriz na cidade de São Paulo”, enfatiza Machado.
Eber machado citou os frigoríficos Frigoporto e Moreno, que estão passando sérias dificuldades com a concorrência desleal da empresa multinacional.
“Creio que o governador não esteja sabendo desta estratégia cruel, do Friboi contra os empresários locais. Quero pedir uma investigação sobre esta questão. Nossos empresários não podem ser prejudicados desta forma”, finaliza o deputado.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…