Menu

Até na oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tivesse aparecido apenas no IBOPE com um alto índice de popularidade não era para o governador Tião Viana acreditar. A credibilidade do IBOPE, no Acre, depois de tantos erros em suas previsões eleitorais, hoje inexiste. Mas em todas as pesquisas da própria oposição ele aparece sempre num patamar de aceitação invejável. Então ele tem sim que comemorar.


Virou galhofa
Para se ter uma idéia como caiu mal na opinião pública a última pesquisa do IBOPE avaliando a preferência do eleitor para a prefeitura de Rio Branco, os números servem para motivo de piada e ceticismo até entre os deputados da FPA.


Exercendo o contraditório
O primeiro suplente do deputado federal Henrique Afonso (PV), Léo Brito, nega que, quer sua vitória para prefeito de Cruzeiro do Sul de olho no seu salário e na estrutura do seu gabinete.


Não é o caso
Explica que se a questão fosse dinheiro seria secretário de estado e não presidente do PT.


Sem contestação
Um fato é unanimidade na oposição: o governador Tião Viana tem conseguido o que é de difícil consecução na política, a transferência de votos para o candidato Marcus Alexandre (PT).


Sempre disse
Sempre disse aqui neste espaço que uma coisa era a oposição enfrentar um candidato tendo o Binho Marques como governador, que não era político e não gostava de política, e a outra ter como adversário um governador como Tião Viana,  que alia tudo em sua gestão à política


Abalo sentido
Que por conta disso houve um abalo sentido na candidatura do Tião Bocalon (PSDB) isso é incontestável. Tanto é que a pauta tucana de ontem à tarde foi a subida do candidato do PT.


Fato consumado
Como antecipei, ontem pela manhã, com a presença de Tião Viana e dos deputados do PEN, o deputado Denilson Segóvia se filiou ao partido, sendo assim o seu sétimo deputado.


Pacto de defesa
Foi feito um pacto de defesa entre os deputados do PEN: qualquer ataque, represália, da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) ao Segóvia, terá o troco em dobro da bancada do PEN.


Morrendo de medo
A candidata a prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), promete processar quem disser que sua campanha perdeu vento. Não perdeu só o vento, mas a também a quilha.


Não é de chegada
Contra fatos não existem argumentos. E muito menos pressão ou ameaça resolvem. É do DNA político da Toinha Vieira (PSDB) sair na frente e perder a eleição, foi assim para o Nilson Areal.


Erro fatal
A candidata à PMRB, Antonia Lúcia (PSC), confundiu eleição proporcional com majoritária. Uma difere da outra. Esse erro pode lhe custar uma votação menor que a de deputada federal.


Passeando no shopping
O candidato à prefeitura da Capital, Fernando Melo (PMDB), acha que já está no segundo turno.  Só pode ser. Ou não estaria em pleno domingo olhando as vitrines do Shopping.


Assim não dança
Se vitrine de shopping votasse até teria razão de em plena campanha estar flauteando.


Mais que empurrão
Pela diminuta carreata do candidato a prefeito de Epitaciolândia, Marcos Fernandes (PT), sua candidatura precisa mais que o empurrão do padrinho Carioca, mas ser arrastada por um D-8.


Crista baixa
Era voz na oposição que, o prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), estava morto politicamente.  Após sua passeata e seu comício, com uma multidão, os adversários baixaram a crista e se calaram.


Não aprenderam?
Um prefeito de interior acostumado a ganhar uma eleição atrás da outra, com a máquina na mão, disputando a reeleição é forte em qualquer hipótese. Não aprenderam isso ainda?


Muita equilibrada
Para o assessor do PT, Nepomuceno Carioca, que mexe bem com os bastidores eleitorais, a eleição em Sena embolou entre Mano Rufino (FPA), Toinha Vieira (PSDB) e Mazinho (PMDB).


Bem mais leve
Carioca discorda que a candidatura de Marcus Alexandre (PT) à PMRB é um fardo pesado de carregar. Diz ser ele mais leve que foram Marcos Afonso, Binho e Angelim (primeira eleição).


Fogo de palha
A candidatura do Gedeon (PSDB) a prefeito de Plácido de Castro parece que foi como fogo de palha, assim como se acendeu apagou rápido, faltou consistência política à sua campanha.


Paulinho, meu rei!
O vereador Gildomar Charqueiro (PMDB), que a cada discurso pedia a prisão perpétua para o prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida, só o chama agora de Paulinho, meu rei!.


Céticos
Os dirigentes do PT acreditam que o candidato André Maia (PT) vai crescer, disputa a eleição, mas que, em qualquer contexto não será muito fácil derrotar o prefeito James Gomes (PSDB).


Disputa polarizada
Em Brasiléia a disputa pela prefeitura polarizou de vez entre o candidato do PMDB, vereador Everaldo, e o petista José Alvanir, que, na cidade, estão na base do cabeça com cabeça.


Não faz ninguém
Na avaliação de quem mexe com números, se algum partido fizer três vereadores, mande rezar uma missa de ação de graça, a lógica é que, quem muito fizer fará dois vereadores.


Em tese
A chapa mais forte é a do PSB. Mas isso não significa que, fará três ou quatro vereadores. Isso é sonho. Na regra atual, um candidato de outro partido pode se eleger com menos votos.


É o sistema
Pode ser errado, mas, é o sistema político atual. O presidente do SINTEAC, Manoel Lima (PT), por exemplo, como candidato a deputado estadual teve mais votos que quatro dos atuais deputados e não se elegeu. Então nenhum partido caia na bobagem em pensar eleger quatro vereadores.


Um bom voto
Seria um bom voto, em Cruzeiro do Sul, votar no Irlândio Cordeiro (PP), que seria uma cara nova na Câmara Municipal, abalada por escândalos envolvendo a atual legislatura. Se é para renovar tem que se renovar com nomes de qualidade. O Irlândio é um deles.


Disputa polarizou
Caso não ocorra fato novo a eleição continuará polarizada entre Tião Bocalon (PSDB) e Marcus Alexandre (PT)  e a tendência de hoje é que, ninguém ganhará no primeiro turno, e que, o tucano e o petista irão ao segundo turno. Fernando Mel o (PMDB) patina e não sobe. E os demais candidatos à PMRB são meros figurantes. Fora isso é pura conversa para boi dormir.


Por Luis Carlos Moreira Jorge           


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.