Menu

Nem um pingo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Antes da campanha disse que, o segundo turno na Capital, pela força eleitoral dos candidatos a prefeito, seria quase inevitável. Com a campanha caminhando para setembro, o mês decisivo, não tenho um pingo de dúvida que, ninguém ganhará a eleição no primeiro turno.


Crescer
Marcus Alexandre (PT) e Fernando Melo (PMDB) cresceram e tendem crescer muito mais.


Bode expiatório
E os tucanos já escolheram seus bodes expiatórios para o fato de seus planos de Tião Bocalon (PSDB) vencer no primeiro turno ir para o ralo: Sérgio Petecão (PSD) e Flaviano Melo (PMDB)


Pau mandado
Os tucanos acham que sem apoio de Flaviano e Petecão, Fernando Melo não seria candidato.


Bela carreata
Até os adversários se quedaram de admiração ante a grandiosidade da carreata da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), realizada ontem, disparada a maior da campanha. O mais curioso de tudo é que a manifestação foi espontânea, sem distribuição de um litro de combustível e que, só foi decidida à 1 hora da tarde. Sempre disse que a Marilete não estava morta. E tudo sob a vista da justiça eleitoral, o que o chancelou a legalidade da carreata.


Muito ruim
Políticos de Tarauacá com mandato comentavam na quarta-feira numa roda de jornalistas, na Aleac, que a entrada do ex-prefeito de Tarauacá, Wando Torquato, na campanha de Rodrigo Damasceno (PT), ao invés de ajudar, está puxando a sua candidatura para baixo, devido sua cassação, ter sido apeado do comando do PP, e as sucessivas condenações na justiça, o que o deixam sem muita moral para pedir votos.


Até que enfim
O deputado Denilson Segóvia (PSC), enfim, resolveu peitar a deputada federal Antonia Lúcia (PSC), que sempre lhe atazanou sua vida, e vai se filiar mesmo ao PEN, mesmo com ameaças.


Nem um centavo
Antonia Lúcia, segundo Segóvia revelou a alguns deputados, cobrou dele 150 mil reais por supostos pagamentos de advogados para defendê-lo da cassação. Não vai ganhar um centavo.


Apoio irrestrito
Segóvia, que se diz aliviado com a saída do PSC, tem o apoio do governador Tião Viana.


Mão forte
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) pretende visitar com seu candidato a vereador, Rodrigo Beirute (PSDC), todas as casas de seu principal reduto, o bairro Caladinho, para pedir votos.


Nome em alta
Edvaldo está em alta no Caladinho, pois, foi dele o pedido ao governo para titulação da área.


Só pode ser
Ás vezes eu me convenço que, o senador Anibal Diniz (PT) não será candidato à reeleição em 2014. Ou não estaria insistindo nessa posição antipática contra a volta do horário antigo.


Não retira
Quem conhece bem o prefeito do Bujari, Padeiro (PSB), diz que mesmo ele sabendo que a sua reeleição é muito difícil não atenderá os setores do PT de retirar a sua candidatura do páreo.


Defesa aberta
A defesa da sua renúncia é feita nos altos escalões do PT pelo deputado Ney Amorim (PT).


Sem valor
Mesmo que a divulgação da pesquisa do IBOPE venha ser liberada na próxima semana, os resultados já estarão ultrapassados e não servirão para medir o parâmetro dessa eleição.


Pesquisas atuais
Pesquisas atuais para o consumo interno, já circulam nos bastidores dos partidos.


Entrou em alta
Se existe uma candidatura que pegou vento mais do que era esperado é a do ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB), candidato a prefeito de Sena Madureira.


Arroz de terceira
Os candidatos a prefeito da Capital não façam as suas apostas só nos votos do eleitorado evangélico. Na política costuma-se dizer que voto de crente quebra mais que arroz de terceira.


Guardar opinião
Vou aguardar mais três programas na televisão dos candidatos à PMRB para opinar. Mas, uma convicção eu já tenho, o programa da Antonia Lúcia (PSC) é o de pior qualidade técnica.


Gaiato no navio
Na aparição do candidato a vice-prefeito Alisson Bestene (PP) na TV, o deputado Astério Moreira (PEN) surgiu de gaiato no navio. Nada a ver, era um vídeo do tempo de vereador.


Questão de gosto
Muito boa de gravar, animada, a música produzida pelo Serjão para a campanha de Fernando Melo (PMDB). Música numa campanha dá uma ajuda grande, vide a da campanha do Petecão.


Vender acarajé
Se o candidato Roney Firmino (PSB) perder a eleição para um candidato banana como o Gedeon (PSDB), deixe a política, volte à Bahia e monte um tabuleiro para vender acarajé.


Será um herói
Mas poderá ser considerado herói se vencer a eleição tendo que carregar um fardo pesado, que é o desgaste de seu principal apoiador, o prefeito Paulinho Almeida (PT).


Esqueçam o que dissemos
Os vereadores Charqueiro, Laurita, Jamislene e Socorro secaram a língua de pedir a prisão do prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida (PT), hoje, estão juntos no mesmo palanque.


Filosofia do pereira
Como diz o filósofo do Abunã, Rapirã e Visionário, o ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira: “A política é dinâmica, os adversários, dependendo da conversa, viram aliados”.


Precisa explicar
A equipe do governo precisa explicar aos moradores do Caladinho que, o ato de ontem é apenas o início de um processo que chegará ao Título Definitivo e à infra-estrutura do bairro.


Maratona política
O governador Tião Viana esteve em atos políticos nos dois últimos dias em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, e ontem pela manhã já estava no Caladinho no ato para legalização da área.


Invertendo a ordem
É para agradar, deputada Toinha Vieira (PSDB)? Pois bem, a sua candidatura está crescendo. Tá bom assim? Ia me esquecendo, crescendo que nem rabo de cavalo, na direção do chão.


Mudanças inevitáveis
Tenho tido acesso a várias pesquisas e posso afirmar que, embora alguma oscilação no quadro geral já dá para se notar, não houve ainda uma grande movimentação nos números dos candidatos a prefeito de Rio Branco. Mas isso é inevitável de acontecer com o horário eleitoral no rádio e na televisão e com o pique da campanha que, começa a entrar na reta do vale tudo.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.