Conecte-se agora

MPF/AC denuncia “coiotes” que transportaram imigrantes ilegais da Bolívia para o Brasil

Publicado

em

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) denunciou à Justiça Federal um estudante de Rio Branco e um taxista de Senador Guiomard por introduzirem no território brasileiro três cidadãos de origem estrangeira sem que estes possuíssem documentação regular no Brasil.

O crime foi flagrado em julho de 2010 durante operação da Força Nacional e Polícia Federal no trevo do município de Senador Guiomard, a 23 quilômetros da capital Rio Branco e no caminho para a fronteira com a Bolívia e Peru. Segundo o inquérito, os estrangeiros teriam pago R$ 1 mil pelo transporte, que geralmente custa menos de R$ 40,00 por pessoa, no mesmo trajeto.

A ação penal assinada pelo procurador da República Eduardo Henrique de Almeida Aguiar pode render aos réus pena de até três anos de prisão,  se forem condenados,  pela infração ao artigo 125, inciso XII, do Estatuto do Estrangeiro.

Acre

Hoje é último dia para registro de pesquisas eleitorais

Publicado

em

Termina nesta segunda-feira, 26,o prazo para o registro das pesquisas de opinião pública a serem divulgadas no dia da eleição, marcada para o próximo domingo, 2 de outubro.

De acordo com a legislação eleitoral, as pesquisas sobre a preferência do eleitorado por candidatas e candidatos poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que sejam registradas com cinco dias de antecedência.

As entidades e empresas responsáveis devem protocolar os levantamentos por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dados necessários

O registro deve ser acompanhado das seguintes informações, previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997):

– quem contratou a pesquisa;
– valor e origem dos recursos;
– metodologia e período de realização;
– plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro, entre outras.

Importante lembrar que a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre resultado de pesquisa, nem gerencia ou cuida da divulgação.

Os levantamentos apresentados pelas empresas tampouco são fiscalizados de ofício pela Justiça Eleitoral. Na prática, essa função é exercida pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), pelas candidatas ou candidatos, pelos partidos políticos, pelas coligações e pelas federações, que são as partes legitimadas a impugnar o registro ou a divulgação de pesquisas eleitorais.

Pelo menos seis pesquisas foram registradas ate a tarde desta segunda e devem ser divulgadas até sexta-feira. A legislação eleitoral permite a divulgação até o dia da eleição.

Continuar lendo

Acre

Acre inicia Operação para combater crimes eleitorais

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira, 26, em todo o país a Operação Eleições 2022, que visa garantir segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e ocorre de forma conjunta por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e secretaria de segurança.

No próximo domingo, dia 2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.

O objetivo é coibir possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), garantir manifestações pacíficas, evitar bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, monitorar temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha de reúne com funcionários da Xapuri Motors

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 26, a candidata ao governo, deputada federal Mara Rocha (MDB), esteve reunida com funcionários da empresa Xapuri Motors, em Rio Branco.

Ao lado do vice-governador Major Rocha e de membros da campanha e do MDB, Mara falou de suas propostas de campanha tanto para o setor urbano como rural.

Ao fim do encontro, Rocha seguiu para as demais agendas do dia.

Continuar lendo

Acre

Wania quer criar centro para crianças com deficiência no Acre

Publicado

em

“É o primeiro projeto de alcance social de uma candidata a deputada estadual que recebo nesta campanha e que, com certeza, vamos executar”, disse o governador e candidato à reeleição Gladson Cameli ao receber das mãos da jornalista Wania Pinheiro proposta de criação do CIAC (Centro de Integração do Acre). Trata-se de uma ideia da candidata para a criação no Acre de um cento de atendimento a crianças com deficiência, principalmente das diagnosticadas com síndrome do autismo.

“Eu tenho um neto autista e sei das dificuldades que passam as famílias que têm essas crianças com essas necessidades. Me preocupo com o autismo, mas este centro deve atender todas as crianças com neuropediatra, com fonoaudiólogos e outros profissionais especializados”, disse Wania ao governador.

Gladson recebeu a proposta e se comprometeu em implantar a ideia, no segundo mandato.

“Wania, eu te conheço há muito tempo e sei de sua determinação”, disse o governador e, dirigindo-se aos eleitores num vídeo postado nas redes sociais, acrescentou: ”Preciso muito da Wania eleita deputada. Sei do sucesso que ela fará como deputada e que muito vai me ajudar como governador. Nós vamos fazer este Centro e, mais que isso, vamos fazer o Acre ser referência no atendimento às crianças com deficiência”, disse.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.