Menu

Pesquisar
Close this search box.

Moradores do Santo Afonso e Rosa Linda fecharão a BR-364 em protesto contra a prefeitura e o Governo do Acre na quinta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Depois de 12 anos de espera pelas promessas de benfeitorias da prefeitura de Rio Branco e do Governo do Acre, os moradores dos residenciais Santo Afonso e Rosa linda decidiram radicalizar. Os presidentes dos dois bairros se reuniram com populares na noite de terça-feira, 21, na sede da Universidade Sinal, e deliberaram pelo bloquear a BR-364.

Anúncios


Segundo os presidentes das associações de moradores, tanto a administração municipal, quanto o Governo do Acre responsabilizam os donos dos loteamentos pela falta de infraestrutura do local, mas cobram religiosamente o IPTU. O fechamento da estrada ficou marcado para quinta-feira, 23, nas primeiras horas da manhã.


O anuncio de investimento de R$ 1,2 bilhão na Cidade do Povo, empreendimento vizinho aos dois bairros, revoltou os moradores, que procuram o Ministério Público Estadual (MPE), para denunciar o que eles classificam como “descaso do poder público”. Eles dizem ainda, que não recebem respostas de suas reivindicações junto ao MP.


“O que a gente vê é o governador promovendo a Cidade do Povo como um paraíso para quem vai morar lá. E o resto da população de Rio Branco, vai ficar de fora desta proposta, desta cidade maravilhosa? Vamos ter que pedir uma casa neste pedacinho de céu que as propagandas anunciam. Só assim resolveremos nossos problemas”, enfatiza o presidente da associação de moradores do Santo Afonso, João Antônio.


De acordo com os participantes da reunião, “os petistas não entram no Santo Afonso nem para fazer campanha. Eles ficam com medo, já que embromam os moradores com suas falsas promessas. O que temos muito aqui é poeira, mato e lama. Não temos nada de concreto nem previsão para nosso problema ser resolvido”.



A desculpa que os gestores públicos estariam usando para negar os investimentos em infraestrutura, segundo os líderes comunitários, seria que todos os loteamentos são irregulares, em Rio Branco. “As autoridades se amparam nisso. Cobram os impostos, mas dizem que para fins jurídicos a área é particular e não pode receber investimentos públicos”, enfatiza Valdeilson, morador do Rosa Linda.


O presidente da associação de moradores do Rosa Linda afirma que está cansado de procurar à prefeitura de Rio Branco. “Ultimamente procuramos o Depasa e o Deracre, mas a única resposta que temos é que existe uma previsão, mas nenhuma data foi estipulada. Estamos vivendo um caos total. Tem morador que não consegue chegar a sua casa com o veículo. Outro problema é o alagamento. Quando chove, em alguns lugares a água alcança até um metro”,  destaca Antônio Marcos.


Um comunicado será enviado a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informando o fechamento da BR-364. “Só desbloquearemos a BR, depois que representantes da prefeitura e do governo se comprometerem em fazer as intervenções necessárias”, finaliza João Antônio.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido