Categories: Acre

Minoru chega em primeiro e Olinda é a última na eleição da UFAC

Published by
Roberto Vaz

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano


O resultado da eleição em primeiro turno para Reitor da UFAC teve como vencedor o candidato Minoru Martins Kinpara, que  surpreendeu e venceu com 35,74% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o ex-Reitor Jonas Pereira, com 25,20%, em terceiro Margarida Lima de Carvalho, com 23,54%, e na quarta colocação a atual reitora, Olinda Assmar, com 15,52%.


Minoru, atropelou os demais candidatos na votação entre os alunos, obtendo 43,54% dos votos válidos nesta categoria. Além disso, obteve também a maior quantidade de votos entre os professores votantes, batendo a favorita, Margarida Lima. A votação obtida por Minoru Kimpara premia a sua persistência, considerando que ele havia sido derrota nas outras vezes em que concorreu ao cargo. Além disso, ele se beneficiou do fato de ser o único, dentre os concorrentes, a nunca ter assumido cargos de direção importantes na UFAC.


O ex-Reitor Jonas Filho foi alavancado para o segundo turno graças à massiva aceitação que teve entre os funcionários, onde obteve 45,65% dos votos. A assessoria do candidato havia feito uma previsão de que a passagem  do ex-Reitor para o segundo turno dependeria apenas do mesmo obter um percentual mínimo de votos (pelo menos 60%) na urna em que votaram os funcionários do campus de Rio Branco, fato que terminou se confirmando.


O segundo turno da eleição para a reitoria da UFAC acontecerá na quarta-feira, dia 29 de agosto, e o candidato com maiores chances de vencer o pleito é Minoru Kimpara, que mostrou ter boa penetração entre alunos, servidores e professores A situação do outro concorrente, o ex-Reitor Jonas Pereira, é mais complicada pois seu suporte eleitoral se resumo aos funcionários. Seu desempenho entre os professores foi desastroso, obtendo menos de 15% dos votos válidos. Na votação entre os estudantes ele obteve cerca de 37% dos votos obtidos pelo candidato mais votado, Minoru Kimpara. Uma possível vitória de Jonas Pereira dependerá de sua capacidade de negociar apoio com os candidatos derrotados, Margarida Lima e Olina Assmar, para melhorar sua penetração eleitoral entre professores e alunos.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Onda de assalto aterroriza moradores do Bela Vista: mulher é roubada na calçada de casa

Moradores do Conjunto Bela Vista, situado em Rio Branco, estão assustados com a onda de…

08/05/2024

Jojo mostra roupas compradas quando queria engravidar: “Eu estava maluca”

Jojo Todynho, 27, mostrou a seus seguidores, na tarde desta terça-feira (7), algumas roupas que…

08/05/2024

Policial do Acre descobre câncer em Curso de Oficiais e família pede ajuda para tratamento 

A Policial Militar acreana Jéssica Moura, que foi aprovada no Concurso Público para Aluno Oficial…

08/05/2024

Karoline Lima levanta suspeitas de gravidez em foto com a filha

Karoline Lima levantou as suspeitas dos fãs sobre uma possível gravidez, nesta terça-feira, 7, ao…

08/05/2024

“Minha Casa, Minha Vida” deve gerar mais de 6,5 mil empregos no Acre

Estudo realizado por pesquisadores da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão…

08/05/2024

Susana Vieira desabafa ao relembrar leucemia: ‘Medo da morte, porque eu adoro a vida’

Susana Vieira, 81 anos, relembrou o momento em que enfrentou um câncer e desabafou sobre…

08/05/2024