As aulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC foram retomadas nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, em todas as suas unidades. Conforme balanço do Colégio de Dirigentes do IFAC, o fechamento de algumas disciplinas do primeiro semestre e o início do segundo em outras se faz necessário e urgente, de forma a amenizar ainda mais a extensão do calendário acadêmico em decorrência da greve.
Tendo em vista os últimos acontecimentos na unidade de Rio Branco e a forma sectária que alguns servidores se comportaram impedindo a entrada de quem estava disposto a trabalhar e estudar, foi necessário recorrer a Justiça Federal para dar segurança aos servidores e alunos que desejam o retorno as atividades.
Na última sexta-feira, dia 17, a Justiça Federal deferiu liminar favorável ao Instituto Federal do Acre garantindo o total acesso ao prédio do IFAC/Campus Rio Branco aos alunos e aos servidores e determinando multa diária de R$ 20 mil reais aos que venham impedir com carros ou quaisquer outros meios coercitivos o livre acesso as dependências da instituição, como ocorreu na semana passada. Em seu parecer, o juiz da 2ª Vara da seção judiciária ressaltou ainda que o direito a greve não anula o direito do poder público de ver resguardado o livre acesso aos seus bens pelo poder em geral.
“A medida foi necessária para resguardar a integridade física dos alunos e servidores que desejam retomar as atividades”, explicou o reitor Prof. Marcelo Minghelli.
Da redação de ac24horas com informações da assessoria do IFAC