Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sem simpatia

Nunca votei nos candidatos do PSDB, não nutro simpatia por seus políticos, arrogantes, donos da verdade, mas, como jornalista, eu não posso deixar de me furtar a comentar que, se a pesquisa do IBOPE vier com os números que falam pela cidade será um escárnio á verdade.


A forma
Da forma como o questionário foi montado não há como o resultado não sair bichado, qualquer amador ao ler sente isso. E se for publicado, longe de prejudicar, vai bombar a arrogância dos tucanos. Terão bandeira para um carnaval no horário eleitoral. Depois me digam. Serão que entre os seus adversários não há ninguém para fazer essa leitura, que estão dando bala para a arma do adversário?


Muro baixo
Rio Branco é cidade de muro baixo se sente a tendência eleitoral nas ruas, no dia a dia e, qualquer pesquisa que vier com números fora da realidade a população vai condenar.


De maneira alguma
Mesmo tendo minha preferência eleitoral (quem não tem?), antes de tudo sou jornalista e como tal seria uma omissão que me faria mal até como cidadão entrar nessa cazumbamba.


Nem dúvida
E não tenho nem dúvida que a publicação de uma pesquisa irreal causará sérias revoltas na opinião pública e, ao invés de ajudar quem for bombado para cima, só lhe causará prejuízos.


Erra tudo
Fosse o Marcus Alexandre (PT), Tião Bocalon (PSDB) e Fernando Melo (PMDB), os três candidatos de ponta da campanha para a prefeitura de Rio Branco não me preocuparia com essa pesquisa do IBOPE. Desde que começou a pesquisar, no Acre, para prefeito da Capital, o IBOPE não acertou uma. Os seus erros foram tão discrepantes que viraram piada política.


Cretinice maior
Agora cretinice maior que tudo isso é dirigente da oposição debitar “ao dedo do Tião Viana” se o IBOPE trouxer sua gestão em alta popular, pois, a sua influência nesse aspecto é zero.


Não precisa
Até porque a gestão do Tião Viana sempre apareceu em todas as pesquisas domésticas da oposição num alto patamar de aceitação popular e não haveria motivo para manipular nada.


Árvore de dinheiro
O candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon (PSDB), só pode ter uma árvore que em vez de frutos dá notas de cem reais. Só pode ser, porque o que promete para a cidade, só tendo essa árvore. Só falta prometer uma colônia de férias na lua aos acreanos com tudo pago.


Contabilidade do PMDB
A contabilidade do PMDB dá como certas as vitórias em Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Mâncio Lima. E disputando com chances reais em Sena Madureira e em Porto Acre.


Desfilou de tamanco
O ex-prefeito Luiz Elosman (PP), que começou como favorito, cometeu o erro de subir nos tamancos e achar que por ter sido um bom prefeito a campanha estava ganha, e não é assim.


O que impressionou
O que mais impressionou o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) foi o crescimento da campanha do prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB), que considera espetacular.


Estamos de olho
37-38 e 37-36, números publicados na coluna anterior, são referentes aos lotes de compra de remédios num município vizinho. Se for homologada a licitação, aí eu vou contar essa história.


Tiro no pé
O candidato do PSDB, Tião Bocalon, deu um tiro no pé ao brigar com o Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho. Não mistura religião com política, mas como cidadão ele lhe tira votos.


Assim se faz
O que merece elogios no Pastor Agustinho é não levar um candidato aos seus cultos e não se falar de política nas pregações. Diferente de outros que fazem das igrejas currais-eleitorais.


Pato novo
O deputado Jamil Asfury (PEN) mal chegou ontem na base do governo e já posa como “interlocutor” do Tião Viana. O que não é verdade. Jamil, pato novo não mergulha fundo.


Nas cabeças
Não tenho dúvida que a Lene Petecão disputa com chance de vitória uma vaga de vereadora na coligação PMDB-PSD. É o que ouço. Mesmo fora da política ela é educada e simpática.


Pesquisa na rua
Na segunda-feira o instituto DELTA (acertou tudo na eleição passada) inicia sua rodada de pesquisas sobre a eleição para prefeito na Capital e nos demais municípios do Vale do Acre.


Rodada no Juruá
E na semana seguinte pesquisará nos municípios do Vale do Juruá. Os resultados serão registrados na justiça eleitoral e publicados pela imprensa.


Gostem ou não
Pelo lado da oposição, gostem ou não, a grande revelação política, disparado, é o deputado federal Gladson Cameli (PP). Amadureceu, gosta de fazer política, e tirou o PP do buraco.


Opinião pessoal
Hoje (estou dizendo hoje) se alguém tivesse que ir para o segundo turno seria Tião Bocalon (PSDB) e Marcus Alexandre (PT). Quanto ao Fernando Melo (PMDB) ainda patina nos números.


Quem agrada
Terça-feira começa o horário eleitoral no rádio e na televisão. Já vai dar para sentir qual o melhor programa, o melhor jingle, e que candidato se apresenta com maior simpatia.


Poucos sabem
Não foi nada gratificante o motivo pelo qual o prefeito do Bujari, Padeiro, trocou o PMDB pelo PSB. Foi por seu filho não ser mantido no gabinete do deputado federal Flaviano Melo (PMDB).


Depois de eleito
O seu filho foi mantido no cargo quando estava fora do poder, com o Padeiro de volta à prefeitura do Bujari, não havia mais motivo para mantê-lo. Aí o Padeiro fez birra e saiu.


Pedido atendido
A pedido dos leitores, aí vai: “Mainha (PV) para vereador”. Vai que é tua, Mainha!


Sorte grande
O PT tirou sorte grande em ter um Tião Viana no governo, por ser político, fazer política, e estar sempre junto do povo, não fosse isso essa eleição municipal seria o sepulcro do PT.


Três mulheres
Por coincidências são três mulheres os destaques do governo Tião Viana. Márcia Regina, no Gabinete Civil, Ilmara Rodrigues no Turismo e; Sawana Carvalho, no DETRAN. Minha opinião.


Time mequetrefe
Time mequetrefe, esse do Atlético Acreano! É para disputar o peladão do Calafate.


Jogar tudo
O PMDB vai jogar tudo a partir dessa semana para derrubar a candidatura do Carlinhos da Saúde (PSDB) a prefeito de Porto Acre e fazer subir a do Bené Damasceno (PMDB)


Muito difícil
Pelo que ouço de fontes seletas do PMDB será difícil o Tião Bocalon (PSDB) ter o apoio aberto do partido se Fernando Melo (PMDB) não for ao segundo turno. Os assessores porraloucas do Bocalon armaram tudo que é de ruim para detonar a candidatura do Fernando Melo (PMDB).


Defesa da juíza
A decisão da Juíza Eleitoral Maha Manasfi de suspender a publicação da pesquisa do IBOPE deve ser discutida pelo lado jurídico e não pelo político. A magistrada é conhecida pela sua extrema seriedade. O questionário é sim altamente tendencioso. Sua Liminar não sairia nos termos que saiu se não houvesse fundamento jurídico. É uma tremenda bobagem de que, ela quer prejudicar A ou B, o partido da Maha é a lei. E outra coisa, é sim na justiça que as questões são resolvidas, onde não há um Judiciário forte e presente prevalece a ditadura. E decisão judicial não se discute, se cumpre ou se recorre.


Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.