“Rio Branco é a capital de um Estado que faz fronteira com Peru e Bolívia. O Brasil é a maior economia da América Latina. Integramos Mercosul, que é o quarto maior do Mundo. Podemos contribuir de forma decisiva no processo de integração, aproximando os países vizinhos do Brasil, no aspecto cultural, econômico, social, político e jurídico”, diz Antônia Lúcia.
Segundo a deputada federal, a estrada do Pacífico é uma realidade e precisa fazer parte da rota comercial do Brasil, com os países vizinhos. “Temos acesso fácil a duas capitais de departamentos, Puerto Maldonado e Cobija. Minha proposta aos líderes dessas duas cidades é que nos tornemos trigêmeas, nos projetos que estimulem a integração da Região”.
Antônia Lúcia propõe ainda, que os países façam uma aproximação cultural, incentivando o intercâmbio constante das instituições de ensino dos países da América Latina. “Podemos estimular o intercâmbio entre estudantes de Rio Branco e estudantes das duas capitais dos países vizinhos, para nos termos o domínio do português e do espanhol”.
Um dos alvos prioritários do projeto de Antônia Lúcia são o estímulo à produção intelectual através de revistas, artigos, estudos e publicações sobre problemas regionais dos países que compõem a America Latina. “Vamos criar um concurso para elaboração de livro de História conjunta das três capitais, escrito por escritores dos três países”, enfatiza.
Entre as propostas da candidata à prefeitura da capital estaria a criação de Centros de Estudos e Institutos dedicados à integração do Acre, Pando e Madre de Dios. “Lutarei para criação de uma Universidade que tenha como missão a integração dessa Região, uma das mais pobres da América Latina, mas que possui um grande potencial a ser explorado”.
Propostas para a integração cultural
Propostas para a integração na área social
Da assessoria