Menu

Sebastião Viana reclama de diminuição do FPE pelo Governo Federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Sebastião Viana (PT), se queixou do governo federal em relação a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Estados- FPE e afirmou que a antecipação dos recursos do Proinvest é importante para que o Estado possa fechar suas contas. “A liberação de até 40% vai garantir a viabilidade das contas públicas.” Disse o governador acriano.


O Proinvest foi um programa anunciado recentemente pelo governo que libera uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 20 bilhões para que os Estados e o Distrito Federal realizem investimentos.

Publicidade

Além do governador do Acre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebeu várias outras reclamações de governadores presentes à solenidade de ampliação do espaço fiscal para 17 Estados.


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por exemplo, se queixou do fato de muitos Estados estarem tendo redução de receita do Fundo de Participação dos Estados (FPE).


Segundo Campos, uma grande parte dos governos estaduais tem no FPE 70% de suas receitas. Por isso, o governador de Pernambuco solicitou ao ministro uma antecipação de 40% do Proinvest em novembro.


Da redação de ac24horas com informações do Portal G1


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido