Menu

Pesquisar
Close this search box.

Papo com a Perpétua Almeida

Perpétua, como está a campanha?
R – Estou fazendo a campanha dos candidatos a vereadores do PCdoB.
Quando você vai entrar na campanha do Marcus Alexandre?
R – Estou sem tempo.  Só me dedicando ás campanhas dos camaradas candidatos à Câmara. Antes dela encerrar a conversa, desabafou:
Até hoje não entendo a escolha do Marcus de candidato. Você entende?


Rumo aos bairros
A conversa foi ontem de manhã quando a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) sentava na garupa da moto-táxi do candidato a vereador Manoelzinho (PCdoB) rumo a mais um bairro.


Meia palavra
Como para um bom entendedor a meia palavra basta, tudo indica que, a Perpétua não subirá no palanque do candidato do PT a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. E ponto final.


Ele se amam!
O assessor do candidato à PMRB, Tião Bocalon (PSDB), Ruy Birico, passou ontem de carro pelo senador Sérgio  Petecão (PSD) fazendo gestos com as mãos. Recebeu de troco um belo cotôco.


Retrato fiel
A cena é um retrato fiel das relações entre a turma do PSDB e o senador Sérgio Petecão (PSD), a quem os tucanos culpam por haver a candidatura à PMRB de Fernando Melo (PMDB).


Mãe Dinah
A cartomante mãe Dináh se cuide. O deputado Rocha (PSDB) previu ontem na tribuna da Aleac que a pesquisa do IBOPE, a ser divulgada amanhã, será bichada contra Tião Bocalon (PSDB).


Dedução lógica
Isso leva a uma dedução lógica da tese do deputado Rocha: se Tião Bocalon aparecer na frente na pesquisa isso também não terá nenhuma validade, o que vale para Chico vale para Chicó.


Falta do que fazer?
O nosso brioso secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, quer acionar o Peru na OEA, por não dar assistência aos haitianos. É um brincalhão! Quer mandar na soberania peruana?


Corredor de coiotes
O Peru está correto. Uma fronteira aberta é tudo que os coiotes, que ganham dinheiro trazendo os haitianos pedem a Deus. Porteira aberta seria como legalizar o tráfico humano.


Dobradinha PP
Vou passando no Centro quando surge do bandeiraço do candidato Fernando Melo (PMDB) o  senador Petecão, e anuncia: “em 2014 é PP: Petecão Governador e Perpétua Senadora”


Atacando de funk
A candidata a vereadora Eliane Sinhazique (PMDB) fez um funk para o jingle de sua campanha.


FPA dividida
Em Xapuri a FPA está dividida na disputa da prefeitura. Tião Viana subirá no palanque de Bira Vasconcelos (PT) e o vice-governador César Messias (PSB) no de Wagner Menezes (PSB).


Petróleo do Juruá
A Petrobrás distribuiu uma carta aos moradores de Cruzeiro do Sul comunicando a abertura de vagas para atuar na frente de prospecção de gás e petróleo que se iniciará na região do Juruá.


Bela embalada
Se durante a fase exploratória se chegar a descobrir petróleo e gás com jazidas de potencial comercial, as prefeituras do Juruá vão viver um boom econômico com o imposto a ser gerado.


Fim de papo
Uma dedução é certa. Os advogados do Treze de Campina Grande são de primeira linha. E para fim de papo ganharam todas dos advogados do RBFC no STJ e agora também no STF.


Depois da eleição
O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, acha que a conversa sobre o espaço do partido no governo só deve acontecer após as eleições municipais, sem pressão e no diálogo.


Maior bancada
Com seis deputados o PEN é a maior bancada da FPA na Aleac. O PSB com um deputado tem três secretarias e o PCdoB com dois deputados quase dois terços dos cargos do governo.


Ganha a eleição
O deputado Walter Prado (PEN) age na lógica quando ajuda na reeleição da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), a derrota dela seria o fortalecimento de seus adversários.


Avaliação política
Com o PT e PCdoB no comando da prefeitura, os candidatos a deputado estadual desses partidos teriam a máquina na mão para lhe enfrentar em 2014, no seu principal reduto.


Previsão de um petista
Essa eu ouvi ontem no salão da Aleac, de um deputado petista, sobre Feijó: “o Francimar Fernandes (PT), se puder ser candidato é forte, mas não será fácil derrotar o prefeito Dindim”.


Histórico vencedor
Segundo esse parlamentar, num município pequeno como Feijó, a máquina nas mãos de um político experiente como Dindim faz um estrago na campanha de qualquer adversário.


Solange pascoal
Por estar com a máquina na mão o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), leva  vantagem, mas é consenso até entre seus aliados que, a Solange Pascoal (PMN) cresceu muito.


Questão de fôlego
É saber se a Solange Pascoal tem fôlego financeiro para tocar a campanha no mesmo diapasão até o dia da eleição. Se tiver é a mais séria concorrente a derrotar o prefeito James Gomes.


Só uma zebra
Essa eu também ouvi de uma raposa felpuda da FPA: “o Henrique Afonso (PV), nós sabemos, não é nenhuma ameaça séria à reeleição do prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales”.


Todas as batatas
Para essa raposa da FPA, a “mãe de todas as batalhas” será travada na disputa pela PMRB.


Capixaba
Uma candidatura que conseguiu entrar no páreo pela prefeitura de Capixaba é a do José Augusto (PP). O candidato do PCdoB, Vareda, que começou como favorito, tem como seu principal adversário a sua grosseria, a marca registrada do seu comportamento político. O atual prefeito Joais (PT) é um exemplo de como se administrar mal uma prefeitura. Os moradores de Capixaba, por isso, pensem bem antes de escolher o novo prefeito.


É de lascar!
Um dos coordenadores da campanha da candidata a prefeita de Senador Guiomard, Solange Pascoal (PMN), é o ex-vereador Ismael Beirute. Segundo observadores da política do município, tendo-o como principal assessor é o mesmo que pedir para perder, por ele ter afundado todos os prefeitos que assessorou no município. Beirute é como pau seco, cai e ainda derruba os outros, dizem seus adversários


Também é de lascar
Mas em compensação o candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PT), tem como um dos conselheiros e apoiadores o enrolado ex-prefeito Maresia, um dos piores que o município já teve. Parece que André e Solange combinaram para saber quem teria o pior coordenador de campanha.


Criando clima
Os tucanos estão criando clima na opinião pública para dizer que a pesquisa do IBOPE sobre a eleição na Capital, prevista para ser publicada amanhã pela Rede Amazônica de Televisão foi montada para prejudicar o candidato Tião Bocalon (PSDB). Entraram até na justiça para impedir a publicação.Eu vou rir muito se os números forem altamente favoráveis ao Bocalon. Se isso ocorrer não poderão comemorar o que acham ser uma marmelada.


Triste fim
Acabou a era dos comícios. A televisão foi fatal para o fim na Capital da tradição. A legislação acabou por ferir de morte esses atos públicos quando proibiu a apresentação de cantores e bandas musicais. Ainda resistem no interior. Sem o bêbado do comício a eleição ficou sem graça.


Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.