O Ministério das Relações Exteriores informou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) que as negociações seguem avançando entre Brasil e Peru para a integração ferroviária de conexão entre as cidades de Cruzeiro do Sul, Acre, e Pucallpa, no Peru. A notificação é resultado de reiterados pedidos da parlamentar acreana no sentido acompanhar o processo de estudo de viabilidade do projeto de integração ferroviária no Acre.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, a presidenta da República Dilma Rousseff e o presidente peruano Ollanta Humala coincidiram o interesse em adensar a cooperação entre os dois países. Na oportunidade, Humala anunciou, ainda, a intenção de criar um Grupo de Trabalho bilateral para tratar do tema.
A deputada acreana, que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, está acompanhando as discussões e promete continuar trabalhando para construir um grupo político envolvendo todos os deputados e senadores do Norte do país no sentindo de concretizar a ligação entre Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e a região de Ucayali. “A ferrovia entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa é uma luta antiga do povo acreano e deve ser uma prioridade nacional. Estou atenta aos desdobramentos e lutando pela criação da ferrovia. Uma ação que vai trazer desenvolvimento para o Acre”, afirmou.
Em maio deste ano, o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, em audiência com a deputada Perpétua Almeida, na Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, declarou que o projeto de integração ferroviária é uma prioridade para o governo peruano.
Vanessa Marques